O exame de sangue é um dos mais requisitados por médicos de todas as especialidades. Isso ocorre porque o sangue é especialmente útil no diagnóstico de problemas nos mais variados órgãos, além de fornecer informações importantes sobre o estado de saúde do paciente.

Não existe, no entanto, apenas um tipo de exame de sangue, e isso pode deixar pacientes confusos na hora de solicitar o item. Além disso, o resultado dos exames é diretamente influenciado pelo preparo nas horas anteriores à coleta. 

Para sanar essas e outras dúvidas sobre o assunto, elencamos 5 dicas especiais para te ajudar durante o processo. Não deixe de conferir.

Por que o exame de sangue é importante?

Um exame sanguíneo é um dos primeiros passos no diagnóstico de diferentes doenças, dando um ponto de partida para que médicos saibam exatamente onde procurar por problemas.

Dessa forma, é essencial seguir as recomendações para garantir que o resultado do exame será realmente preciso. Se você quiser saber mais sobre por que é importante fazer exame de sangue, confira esse texto no blog do Clude.

5 dicas para quem precisa passar por um exame de sangue

Neste texto, você poderá ter acesso a importantes dicas sobre o exame de sangue que ajudarão seu médico a conseguir resultados mais claros e, consequentemente, decidir qual o melhor tratamento para o seu caso. 

Entenda melhor a seguir.

Nem sempre o jejum é necessário, consulte seu médico

O jejum é um requisito importante para a realização de muitos exames de sangue. O período pode variar, mas esse processo garante que o sangue coletado estará livre de substâncias que, potencialmente, poderiam interferir no resultado. 

No entanto, nem todos os exames, necessariamente, requerem longos períodos de jejum, como os de 12h, por exemplo. Por isso, vale a pena consultar o médico para saber se o jejum realmente é necessário, qual o período ideal e se existem outras substâncias que devem ser evitadas, como o álcool e a nicotina.

Exames, por si só, não substituem o diagnóstico

É comum que, após a realização do exame, o paciente julgue que não precisa voltar ao consultório, mas isso não é verdade. A análise do médico é muito importante para que você realmente entenda todas as variáveis do exame e possa, junto com o médico, decidir entre as opções de tratamento.

Cuidado com a ingestão de bebidas alcóolicas, nicotina e água

O uso de álcool deve ser suspenso nos períodos antes do exame, assim como o hábito de fumar. Essas substâncias afetam diversos aspectos do sangue e podem comprometer os resultados.

Além disso, em alguns exames mais específicos, o paciente deve atentar-se também ao consumo de água que, em excesso, pode comprometer os resultados. 

Cuidado com as atividades físicas intensas

O exercício físico intenso também pode alterar as taxas de diversos marcadores no exame de sangue, por isso, consulte com o seu especialista qual a intensidade ideal para a prática de exercício no período que antecede o exame.

Não existe um exame de sangue universal

Uma única coleta pode ser utilizada para acompanhamento de diversas variáveis, por isso, a solicitação do médico é, normalmente, bastante específica. Exames como o hemograma, por exemplo, são bastante comuns, mas não englobam todos os possíveis resultados.

Se você tem dúvidas sobre o que é hemograma e quando esse exame deve ser solicitado, dê uma olhada nesse texto que preparamos. 

Como fazer um exame barato, mesmo sem plano de saúde?

A alternativa para quem não tem plano de saúde, muita vezes, é participar das longas filas de espera pelo atendimento público. Mas, com o Clude, essa situação pode mudar. 

Se você se pergunta onde fazer exame de sangue mais barato, saiba que, no Clude, plataforma de saúde preventiva, você consegue descontos em procedimentos diversos, como o hemograma, que sai por R$ 6,57.

Acesse nosso site e entenda como você e sua família podem estar protegidos com apenas uma assinatura do Clude!