O joelho é uma importante parte da mobilidade corporal e, se ele está com problemas, a queda na qualidade de vida é notável. Apesar de ser uma estrutura relativamente resistente, o joelho também está sob constante pressão e precisa de cuidados para desempenhar o seu papel corretamente.

A ressonância magnética no joelho é um dos exames mais úteis no diagnóstico e prevenção de patologias que afetam a área, mas sua importância não para por aí. Para te ajudar a entender melhor esse exame tão popular, elencamos algumas das principais informações sobre o assunto neste artigo.

O que é uma ressonância magnética? 

A ressonância magnética é um dos principais exames do ramo de diagnóstico de imagem, produzindo os resultados por meio do uso de um campo magnético e ondas de rádio. Por isso, a ressonância não precisa fazer uso de raios x, o que a torna um exame universal com poucas contraindicações.

Portadores de marcapasso e outros tipos de implantes metálicos, por exemplo, não devem ser submetidos ao exame, que dura em média, trinta minutos.

No joelho, uma ressonância magnética é capaz de produzir imagens extremamente detalhadas dos ossos, tecidos moles e até cartilagens. Esse exame também proporciona um diagnóstico preciso de problemas com ligamentos, tendões e fraturas em diferentes magnitudes.

O que acontece durante uma ressonância magnética no joelho? 

O paciente submetido ao exame estará deitado em uma mesa específica para realização do procedimento. Também é recomendado o uso de protetores auriculares para abafar os ruídos emitidos pela máquina.

Todas as imagens captadas ficam registradas em um computador. Além disso, o paciente tem contato contínuo com a equipe que estará realizando o exame, podendo interrompê-lo a qualquer momento. 

Em alguns casos, pode ser que a injeção de contraste, uma substância que tem por base o gadolínio, seja necessária. Essa é uma substância totalmente segura e que, normalmente, não apresenta efeitos colaterais. Uma ressonância magnética é performada somente sob indicação médica.

Quais as principais lesões que acometem os joelhos? 

Lesões no joelho são especialmente comuns em pessoas sedentárias que iniciam atividades físicas intensas sem passar pelo processo de fortalecimento da musculatura dos membros inferiores.

Dentre as principais lesões na área estão as lesões de menisco; do Ligamento Cruzado Anterior (LCA); do Ligamento Cruzado Posterior (LCP); e lesões de cartilagem. Elas podem ocorrer durante acidentes, esforço repetitivo ou devido a problemas externos como o sedentarismo e a obesidade.

Onde realizar ressonância magnética do joelho com desconto?

Se você quer saber como conseguir descontos em procedimentos médicos, precisa conhecer o Clude, uma plataforma que usa a tecnologia para aproximar médicos e pacientes.

Além de ter o acesso a orientação médica 24h, todos os dias, os assinantes do Clude também têm uma série de descontos de até 80% em exames e procedimentos, incluindo ressonância magnética no joelho a um preço popular.

O Clude também oferece descontos em consultas médicas presenciais e remotas, além de ter uma parceria com mais de 26.000 farmácias por todo Brasil, proporcionando descontos de até 60% para compras de seus assinantes. Acesse nosso site e descubra todas as maravilhas de contar com atendimento médico de qualidade, mesmo sem plano de saúde.