A saúde do coração não é brincadeira para ninguém. Esse órgão é tão importante para o funcionamento do corpo que, por si só, ocupa todo um segmento da medicina moderna, a cardiologia.

O profissional da área é responsável por especializar-se no cuidado do coração e todo o sistema circulatório, no entanto, o que realmente faz um médico cardiologista?  Acompanhe a leitura deste artigo para entender melhor a importância desse especialista, sua área de atuação e quais precauções você deve tomar para cuidar do seu coração.

Quais são as principais áreas da cardiologia? 

Um dos principais órgãos do corpo humano, o coração, bombeando o sangue para os outros órgãos, é o responsável por garantir que cada um deles receba a quantidade certa de oxigenação e nutrientes.

Não é surpresa, portanto, que a cardiologia tenha uma grande variedade de abordagens quanto ao cuidado com esse sistema. A atuação de médicos cardiologistas divide-se em duas principais áreas: a de prevenção e a de cuidado.

Leia também: 4 motivos para se consultar com um cardiologista

O que faz um médico cardiologista?

Especialistas da área da cardiologia são os responsáveis por diagnosticar, acompanhar e tratar todo e qualquer paciente que apresente doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

Esses profissionais são capazes de atuar tanto no cuidado e amenização de sintomas quanto na prevenção e controle de quadros cardíacos, sejam eles graves ou moderados.

O papel do cardiologista na prevenção

Pacientes que possuem casos de doenças cardiovasculares na família ou apresentam maus hábitos, como o tabagismo, o estresse e uma dieta desbalanceada, devem procurar o auxílio de um cardiologista a fim de antecipar qualquer diagnóstico. Em doenças de tal natureza, quanto mais cedo forem descobertas, maiores as chances de sucesso do tratamento.

O papel preventivo do cardiologista também se aplica ao controle de quadros já existentes a fim de restringir seu desenvolvimento e impedir que se agravem de forma a impactar negativamente a vida do paciente.

Durante a prevenção, podem ser solicitados exames como o teste ergométrico ultrassonográfico.

O papel do cardiologista no tratamento

Uma vez que doenças cardíacas já estão diagnosticadas, sejam elas de origem congênita ou desenvolvidas ao longo da vida, também é papel do cardiologista atuar no tratamento e traçar os melhores cursos de ação para cada caso.

Muitas vezes, simples mudanças comportamentais indicadas pelo especialista podem fazer enorme diferença, sendo mais efetivas do que a aplicação medicamentosa.

Nesse estágio, são requisitados exames como o Teste de Esforço, MAPA e Holter a fim de confirmar a suspeita de doenças específicas e indicar o tratamento.

Onde encontrar um cardiologista a preço popular? 

Não se pode hesitar quando o assunto é a saúde do coração. O acesso a consultas regulares, entretanto, parece ser um hábito economicamente viável apenas para aqueles que contam com a cobertura de planos de saúde. Essa, pelo menos, costumava ser a realidade.

O Clude é uma alternativa para quem não tem plano de saúde, já que oferece uma plataforma de benefícios e descontos médicos para toda a família por um preço reduzido.

Assinantes do serviço não têm apenas acesso a cardiologista a preço popular e médicos de diferentes especialidades, mas também a uma rede de convênios e descontos em lojas de todo o Brasil. Acesse o site do Clude e saiba como começar a cuidar da sua saúde de maneira prática e que não pesa no bolso.