A necessidade de realizar um check-up médico completo com regularidade é uma das preocupações dos adultos, mas realizar exames rotineiros em crianças também é muito importante para verificar se o desenvolvimento está ocorrendo da forma esperada e poder prevenir o avanço de diversas enfermidades.

Veja neste post quais são os principais exames que compõem o check-up médico completo infantil. Acompanhe!

Exames de rotina para as crianças

Exame de audição

O exame de audição deve ser feito durante os primeiros meses de vida, podendo ser realizado na própria maternidade. A partir da informação de que a audição do recém-nascido está como o esperado, é interessante monitorar o seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida até que a criança desenvolva a fala e possa comunicar qualquer dificuldade em ouvir – o que deve ser imediatamente informado ao pediatra.

A audiometria infantil não dói e é feita com o bebê ou criança confortavelmente no colo do responsável, usando fones de ouvido apropriados e sendo realizada por profissionais preparados para manter a criança envolvida.

Exame de vista

O primeiro exame de vista também deve ser feito assim que possível, de preferência na maternidade, para assegurar que a criança nasceu com a visão saudável. Depois, é recomendável acompanhar o desenvolvimento anualmente e levar a criança a um oftalmologista assim que ela relatar – ou se for percebida – qualquer dificuldade para enxergar.

Exames de sangue

Hemograma

O hemograma é muito importante para a manutenção da saúde da criança. Ele permite que doenças crônicas sejam detectadas durante a infância e pode auxiliar no diagnóstico de anemias e infecções.

Diabetes

É essencial realizar esse exame quando há casos de diabetes na família ou quando se percebe que a criança está com muita sede, fome, perdendo ou deixando de ganhar peso e com muito cansaço. Geralmente é pedido um exame de glicemia em jejum de 8h.

Hepatites A, B, C

Esse exame verifica se há anticorpos para hepatites no sangue, podendo detectar tais doenças mesmo que não haja qualquer tipo de sintoma aparente. 

Exame de urina

É utilizado para investigar infecção urinária na infância, doenças renais e diabetes, por exemplo. O exame é feito a partir da coleta de uma amostra que pode ser feita em casa ou diretamente no laboratório.

Exame de fezes 

Principalmente utilizado para detectar vermes e outros parasitas, esse exame pode identificar gordura ou sangue nas fezes, o que indicaria alguma possível doença a ser investigada.

Ele deve ser realizado todo ano e sempre que houver sintomas como dor de barriga com muita frequência, perda excessiva de peso e fraqueza ou alguma alteração notável na forma e cor das fezes.

Saiba mais: Check-up médico completo: conheça os principais exames solicitados

Frequência do check-up médico infantil

Crianças saudáveis a partir de 7 anos devem fazer exames periódicos pelo menos uma vez por ano. Antes disso, é preciso analisar o desenvolvimento com mais frequência:

  • Durante o primeiro mês de vida – uma consulta a cada 10 dias;
  • Dos 2 aos 6 meses – o bebê deve realizar uma consulta por mês;
  • Dos 7 meses aos 2 anos – uma consulta a cada 2 meses;
  • Dos 2 anos aos 6 anos – uma consulta a cada 3 meses;
  • Durante os 6 anos – duas consultas ao ano.

Veja como o Clude pode ajudar você

O Clude é a alternativa ideal para quem não tem plano de saúde e deseja fazer um check-up médico completo. A plataforma utiliza a tecnologia para aproximar pacientes às melhores orientações de saúde. Além disso, oferece consultas via telemedicina, orientação médica 24h e desconto em farmácias credenciadas.

Veja ainda: Por que é importante levar a criança a consultas com pediatra?