O colesterol alto é um dos vilões da saúde e da qualidade de vida. Entenda o que é colesterol, quais os tipos e como mantê-lo regulado com hábitos saudáveis.

O que é o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do organismo. Mas, quando encontrado em excesso no corpo ou de forma desregulada, pode trazer prejuízos.

Está presente em locais do corpo como:

  • cérebro;
  • pele;
  • fígado;
  • coração;
  • nervos;
  • músculos;
  • intestino.

Quais são os tipos de colesterol?

Colesterol LDL

O colesterol LDL é conhecido popularmente como “colesterol ruim”. Tido como uma lipoproteína de baixa densidade, tende a se acumular nas artérias sanguíneas.

Em alta quantidade, pode aumentar o risco de doenças cardíacas e coronarianas, como infarto do miocárdio, insuficiência renal e derrame cerebral.

Colesterol HDL

O colesterol HDL, por sua vez, é conhecido como “colesterol bom”, uma proteína de alta densidade que ajuda o organismo a se proteger do LDL.

Esse colesterol tem como principal objetivo ajudar o organismo a eliminar o colesterol LDL conduzindo-o para o fígado, onde será preparado para a excreção.

Nesse sentido, quanto mais colesterol HDL houver no organismo, menor será a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Colesterol VLDL

O colesterol VLDL é está diretamente ligado à quantidade de triglicérides, sendo determinado por fatores envolvendo dieta e outros hábitos saudáveis.

Principais sintomas do colesterol desregulado

O colesterol alto pode ser bastante silencioso, demorando para provocar os primeiros sintomas. Por essa razão, é fundamental realizar exames preventivos, ou o chamado check-up médico, para evitar problemas mais graves.

No mais, alguns sinais podem aparecer nos exames em caso de colesterol desregulado. São eles:

  • presença de gordura amarelada nas articulações ou nos tendões;
  • pontos amarelos de gordura ao redor dos olhos;
  • arco córneo (halo esbranquiçado nos olhos) em pessoas mais novas que 45 anos.

Dicas para manter o colesterol regulado

Prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, além de auxiliar na prevenção do colesterol ruim, ajuda no aumento do colesterol bom.

Seguir uma média de 30 a 60 minutos de exercícios todos os dias é o suficiente para se manter saudável e evitar o colesterol alto. Alguns exemplos são caminhadas, treinos em academias e natação.

Ter hábitos alimentares saudáveis

Para evitar o colesterol alto, é fundamental consumir alimentos considerados saudáveis e evitar os ultraprocessados. Confira as dicas:

  • Prefira carne branca em vez de carne vermelha;
  • Consuma mais verduras, legumes e frutas;
  • Opte por grãos integrais e gorduras saudáveis (azeite, abacate e castanhas);
  • Reduza o consumo de açúcar e produtos de origem animal;
  • Evite produtos industrializados e frituras.

Acompanhamento médico

A prevenção e o tratamento do colesterol alto dependem intrinsecamente de um acompanhamento médico especializado. Por meio do atendimento médico e da realização de exames periódicos, assim como do check-up médico, é possível identificar o nível de colesterol LDL no sangue e determinar os próximos passos.

Uma forma de fazer o acompanhamento médico para saber se o colesterol está regulado é por meio de um programa completo de saúde, como o Clude.

Conheça o Clude e tenha auxílio para evitar o colesterol alto

Quem busca melhorar a qualidade de vida e evitar o colesterol alto deve adotar hábitos saudáveis e realizar o acompanhamento médico, encontrando no Clude a solução.

O Clude é um programa completo de saúde que concede acesso a consultas médicas com especialistas a partir de R$ 35. Pelo Clude, também é possível realizar exames médicos, sessões com nutricionista, psicólogo e assistente social, além de orientações com especialistas e procedimentos médicos.

Conheça o Clude e veja como é fácil ter acompanhamento médico para evitar o colesterol alto.