Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas acabam ficando um pouco cerceadas em relação aos serviços de saúde que anteriormente podiam acessar com facilidade. A insegurança acaba nos acometendo, de modo que acabamos recorrendo a médicos e exames somente em último caso, ou se recebemos algum diagnóstico positivo de Covid-19.

No entanto, as instituições de saúde estão tomando os cuidados necessários e acabam sendo ambientes seguros. O ideal é que nada além do necessário seja solicitado por hospitais e clínicas nesse momento em que outras pessoas estão mais necessitadas desse tipo de atendimento. Porém, não é preciso ficar longe de todos os serviços de saúde ou ficar refém de uma fila de espera do SUS.

Existe, ainda, uma outra opção muito interessante para quem deseja ter acesso a serviços de saúde, mas não quer sair de casa. Leia este post até o final e veja como encontrar atendimento médico durante a pandemia. Acompanhe!

Cuidados e orientações sobre consultas e exames

Existem algumas orientações importantes para quem deseja buscar atendimento médico em tempos de pandemia. A principal diz respeito às pessoas que estão sentindo algum sintoma de Covid-19. Se esse for o seu caso, fale com o seu médico e peça um direcionamento específico antes de fazer uma consulta ou exame presencial.

Além disso, o ideal é que, caso precise fazer uma consulta médica, você não leve acompanhantes. Para exames em que é necessário que isso ocorra, como endoscopias, por exemplo, leve uma pessoa que não seja do grupo de risco da Covid-19.

Por fim, use álcool gel antes, durante e depois da consulta ou exame, além de passar todo o tempo do atendimento de máscara para evitar o contágio. O ideal é que você não faça visitas a pacientes, muito menos aos que têm diagnóstico ou suspeita de estar infectado pelo coronavírus.

Consulta médica presencial

A consulta médica presencial deve ser a exceção. Caso não seja possível ou recomendado adiar esse atendimento, o ideal é que você vá sozinho, de máscara e carregue consigo o seu próprio álcool gel. É importante mencionar que se a sala de espera estiver cheia, ou se o consultório médico não estiver cumprindo com as medidas recomendadas, é necessário que você procure outro profissional.

Monitoramento de sintomas do novo coronavírus

Enquanto você estiver em casa ou trabalhando fora, é muito importante que fique monitorando os sintomas de Covid-19 que podem surgir no seu corpo. Os mais comuns são cansaço, tosse seca e febre. 

Os sintomas que não são tão comuns variam entre dor de garganta, diarréia, perda de paladar, entre outros. Por fim, os mais graves são a falta de ar ou dificuldade de respirar, dores e pressão no peito e a perda de sentidos.

Você deve procurar o seu médico ou ir até um hospital caso fique doente. Uma questão importante aqui é que algumas cidades migraram o atendimento à Covid-19 para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde. Então, é importante ficar atento antes de se dirigir para um desses locais.

Saiba mais: O papel da telemedicina no atendimento médico em meio a pandemia da Covid-19

Atendimento médico on-line (telemedicina)

Infelizmente, com as grandes filas de espera presentes no Sistema Único de Saúde (SUS), as pessoas estão cada vez mais distantes dos serviços de que realmente precisam. Isso acaba gerando muitos problemas para quem não tem outra alternativa.

Porém, agora a telemedicina é permitida, mesmo que em caráter temporário, e deve ser a opção escolhida por você se a sua consulta médica puder ser realizada a distância. Esse tipo de consulta é muito parecida com a presencial, sendo que a diferença é que o médico está do outro lado da tela do computador ou celular.

A tecnologia está a nosso favor para combater a pandemia do novo coronavírus, e existem plataformas especializadas na realização desse tipo de consulta, como é o caso do Clude. Saiba mais sobre o Clude e não tenha mais que passar por uma fila de espera do SUS.

Veja ainda: Como é possível diminuir a fila de espera para cirurgia do SUS?

Veja como o Clude pode ajudar!

O Clude permite que você faça consultas on-line por meio da telemedicina e não tenha que enfrentar uma fila de espera no SUS. Essa maneira fácil e rápida de receber atendimento médico, prescrições e até de saber diagnósticos é uma inovação, e agora é oferecida a todo o país por meio da plataforma do Clude. Entre no site e saiba mais!