Antes de falarmos sobre como funciona uma consulta com psicólogo, é preciso saber quando procurá-lo. A psicoterapia é indicada quando o paciente está passando por um problema difícil que está comprometendo sua rotina e não sabe como resolvê-lo.

Por exemplo, pessoas com depressão podem apresentar sintomas, como apatia, cansaço, dificuldade de concentração e na memória, alterações alimentares e no sono, pensamento ou tentativa de suicídio. 

Outro exemplo são as pessoas ansiosas. Elas podem apresentar sintomas, como nervosismo, medo excessivo, angústia, apreensão, inquietação, insônia, dificuldade de concentração, sudorese, tremores, dor no peito e problemas gastrointestinais.

Em ambos os casos, esses sintomas comprometem o cotidiano e as relações pessoais e profissionais da pessoa. 

A seguir, veja situações que podem desencadear problemas relacionados à saúde mental:

  • Dificuldade de superar a dor causada pela perda de um ente querido;
  • Dificuldade de se relacionar com outras pessoas;
  • Dificuldade de lidar com o término de um relacionamento;
  • Dificuldades no casamento;
  • Baixa autoestima;
  • Anorexia e bulimia;
  • Experiência traumática;
  • Problemas familiares ou no trabalho.

É indicado também procurar o psicólogo caso um parente próximo seja diagnosticado com alguma doença mental crônica, tendo em vista que há problemas de saúde mental que são hereditários. Além disso, o próprio convívio próximo com alguém com a saúde mental abalada pode desencadear problemas mentais.

Portanto, caso você não saiba como lidar diante de uma situação como essa, busque um psicólogo para entender o distúrbio mental dessa pessoa próxima, aprender a apoiá-la e se relacionar com ela, bem como cuidar da sua saúde mental.

Como funciona uma consulta com psicólogo?

O andamento da consulta depende da abordagem teórica que o profissional adota. Dentre algumas delas, podemos citar a Psicanálise e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

A Psicanálise parte do pressuposto de que, para tratar problemas psíquicos, é necessário acessar o inconsciente. 

Para isso, os psicanalistas utilizam a técnica de associação livre, a qual leva o paciente a verbalizar livremente todos os pensamentos que passam pela sua cabeça, fazendo emergir fatos reveladores. O terapeuta irá propor conexões entre aquilo que foi dito pelo paciente e incentivá-lo a refletir sobre, a fim de alcançar uma maior compreensão a respeito de si mesmo.

A Psicanálise é indicada para pacientes com problemas crônicos de personalidade ou para quem deseja conhecer mais sobre si. Por se tratar de uma abordagem muito aprofundada, o tratamento pode durar anos, e os resultados surgirem com o passar do tempo.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), como o próprio nome sugere, compreende que o pensamento influencia no comportamento. Nesse sentido, pensamentos disfuncionais desencadeiam comportamentos disfuncionais.

Portanto, o objetivo do terapeuta é auxiliar o paciente a rever e mudar suas percepções. Essa abordagem é muito indicada para tratar problemas pontuais, e os resultados tendem a surgir mais rápido do que na Psicanálise. 

Há diversos outros tipos de abordagem, como Behaviorista, Humanista, Psicodrama e análises Junguiana e Lacaniana, por exemplo.

Em geral, as psicoterapias duram uma hora. Em casos leves ou moderados, uma consulta por semana pode ser o suficiente. Já em casos graves, pode ser necessário consultar duas vezes na semana. As consultas podem ser realizadas de modo presencial ou a distância.

Nas primeiras consultas, o psicoterapeuta tentará conhecer mais sobre você e o que o trouxe até seu consultório. Pode ser que ele o encaminhe para outro profissional especializado em uma abordagem que possa ser mais efetiva para seu caso. Caso contrário, a partir das primeiras consultas, ele irá elaborar o plano de tratamento adequado para seu caso.

Qual a importância de realizar consultas com psicólogo?

A psicoterapia auxilia no tratamento de problemas que comprometem a saúde mental e pode ser associada ao tratamento psiquiátrico em casos mais delicados.

Além disso, possibilita que o paciente compreenda mais sobre si, desenvolvendo o autoconhecimento, e pode apoiar familiares e amigos próximos a pessoas que sofrem com problemas emocionais.

É muito importante procurar o psicólogo logo no início do problema, pois quanto mais você postergar a consulta, mais complexo se tornará o tratamento.

Com o Clude fica mais fácil. Veja as vantagens!

O Clude é a alternativa ideal para quem não tem plano de saúde! A partir de R$ 39,90, você contrata o cartão de saúde 360° e tem acesso a consultas com psicólogo barato a partir de R$ 35.