Os sintomas e sinais que podem levar ao infarto são comumente chamados de princípio de infarto. Porém, com esses sintomas, o indivíduo ainda não está começando a ter um infarto propriamente dito. Os sintomas de princípio de infarto apenas indicam que alguma doença ou comorbidade mais grave pode ocorrer no futuro, inclusive o próprio infarto.

Para entender melhor sobre o assunto e saber identificar os sintomas que podem levar ao infarto, leia o post até o final e fique por dentro! 

Princípio de infarto

O conceito de infarto é a morte celular de uma região do coração. Quando um grupo de células morre nesse órgão, tem-se o infarto. Normalmente, a morte das células acontece em uma área específica, podendo deixar algumas sequelas ou não. 

Porém, quando a região em que a morte celular ocorre é muito grande, o coração pode ter uma falência aguda, causando o falecimento do indivíduo. Nesse caso, o infarto é chamado de fulminante.

No princípio de infarto, não ocorre a morte das células, mas sim alguns sintomas e sinais de que algo mais grave pode ocorrer caso não seja tratado de maneira adequada. Quando temos um princípio de infarto, não podemos nos descuidar, de modo que a ida ao médico, a adoção de um estilo de vida saudável e a realização de exames de check-up são indispensáveis.

Sinais e sintomas de princípio de infarto

Agora que você já sabe o que é um infarto, veja os sinais e sintomas que contemplam o princípio de infarto. O primeiro deles é muito famoso e você já deve conhecer: a dor no peito. Para ser considerada um sintoma de princípio de infarto, essa dor precisa ter ao menos 20 minutos de constância, mas é claro que uma dor no peito – mesmo que por um curto período de tempo, precisa ser medicamente investigada.

A dor no peito pode se estender para outros locais do corpo, como costas, braços e ombros. Quando essa dor é sentida junto com um formigamento no braço esquerdo, é necessário agir rápido e recorrer ao atendimento médico de emergência, pois esse é um sinal muito forte de que o indivíduo pode ter um infarto.

Outro sintoma muito comum é a falta de ar. Esse sintoma aparece muito mais em pessoas idosas, que já não têm o sistema respiratório em tão bom estado. Junto com esse sintoma, podemos identificar outros sinais, como a ocorrência de náuseas, vômito, tontura, desmaio, fraqueza, ansiedade, suor frio e cansaço.

Atendimento médico

No caso da ocorrência de qualquer dos sintomas de princípio de infarto, especialmente se o indivíduo sentir mais de um deles em um curto período de tempo, é muito recomendado que a ajuda médica seja buscada. Se você não quer contar apenas com o Sistema Único de Saúde (SUS) e não tem um plano de saúde, saiba que pode contar com o Clude! 

A plataforma oferece atendimento médico presencial ou por teleatendimento, facilitando a vida dos pacientes e aproximando médicos de pessoas que desejam ter acesso à saúde de forma mais fácil, ágil e com alta qualidade.

Veja mais: Quando é importante procurar um médico para fazer um check-up?

Conheça o trabalho do Clude

Sabendo os sintomas de princípio de infarto, você consegue ficar bem mais atento. Agora, basta que você se certifique de que terá o atendimento médico necessário caso isso aconteça. O Clude é uma excelente alternativa para quem não tem plano de saúde. A partir de R$ 39,30, você conta com um programa de saúde completo e tem acesso a recursos de saúde de maneira muito mais eficaz.

Saiba ainda: Qual é a melhor alternativa para quem não tem plano de saúde?