Para evitar o alastramento da COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-Cov-2, países ao redor do mundo entraram em quarentena. Lugares como a Itália, com a população mais idosa e com um grande número de casos, já adotaram a medida há algum tempo. O Brasil começou gradativamente e, aos poucos, a grande maioria das cidades está parando a circulação para enfrentar a doença do jeito apropriado: com isolamento. Mas a quarentena não precisa ser algo ruim. Para quem pode, ficar em casa por vários dias seguidos pode ser fundamental para desacelerar e colocar as coisas em ordem.

1. Organize suas tarefas

Faça uma lista de coisas que precisam ser feitas com mais frequência (ex: lavar o banheiro, dar banho no seu pet, cozinhar) para se organizar a não perder o ritmo. Separe horários específicos do dia para arrumar a casa e manter a rotina. Hora de trabalhar é hora de trabalhar, e hora de arrumar a casa é hora de arrumar a casa. Evite distrações e se organize, assim fica mais fácil para fazer tudo o que você precisa.

2. Se distraia

Consumir notícias sobre o Coronavírus o tempo todo pode ser muito estressante. Aproveite o tempo livre para colocar as suas séries em dia, afinal, não há nada melhor do que uma boa maratona em casa. Separe a pipoca, se distraia com a sua história favorita e leia livros (inúmeras editoras estão disponibilizando e-books gratuitos e o Clude oferece cupons em livrarias online!).

3. Organize seus armários

O momento é perfeito para cuidar do seu espaço. Aproveite para deixar as coisas limpas e organizadas, assim você cria um ambiente mais confortável para relaxar e trabalhar. Separe roupas para doar, utensílios que você não usa mais, toalhas e panos. O que não tem mais utilidade para você pode ser essencial para outras pessoas. Doe coisas em bom estado e descarte o que estiver sem condições de uso.

4. Se reaproxime dos seus familiares

Cada membro da família possui uma programação diária diferente e, por isso, é comum que o dia a dia acabe afastando quem mora junto. Passar pelo isolamento em casa pode ser estressante pelo choque na rotina, mas também pode servir para uma reaproximação. Mariana Silva, 29, é analista de marketing e eventos do Clude e conta que está aproveitando o tempo em casa para acompanhar de perto as atividades escolares do filho pequeno. “Acho legal porque antes eu não tinha tempo de estudar com ele e agora conseguimos ir mais a fundo nisso. Compramos um quebra-cabeça para a família toda, estamos mais unidos como família e pensando no lado bom do isolamento”, compartilha.

5. Faça cursos

Muitas empresas e sites estão disponibilizando cursos online de graça durante o período da quarentena. Se tiver um tempo livre, aprenda mais sobre aquilo que você gosta ou vá explorar um tema completamente novo! “Estou fazendo um curso de Photoshop e de Design Thinking, já que eu não estava tendo tempo de fazer antes. Quando termino meu trabalho, aproveito para estudar”, conta Mariana Silva.

6. Aprenda novas receitas

Explore novos sabores para o almoço da semana ou para um jantar especial. Cozinhar pode ser relaxante e terapêutico, por isso tente fazer novas receitas, sejam elas práticas ou elaboradas, doces ou salgadas. O importante é se distrair e se manter saudável.

7. Não faça nada!

Isso mesmo: não faça nada. Às vezes cobramos muita produtividade de nós mesmos e nos impedimos de relaxar. Tire um momento do dia e tome sol (mesmo que seja da janela), brinque com o seu filho ou com o seu pet, deite na cama, fique ouvindo uma música ou só aprecie o silêncio. O ócio faz bem de vez em quando e é hora de cuidar da mente. Não se cobre por estar apreensivo ou por não conseguir se concentrar nas coisas. Tente se desligar das redes sociais e se conecte com você!