O coração é, frequentemente, usado como analogia para se referir a uma característica importante de algo, um elemento essencial. Isso, é claro, não é à toa. Trata-se mesmo de uma das partes mais importantes do nosso corpo, e cuidar desse órgão é imperativo não só para viver mais, mas para viver com mais qualidade. 

Existem diversas doenças que afetam o coração. Algumas delas são congênitas, ou seja, presentes já no nascimento, enquanto outras são adquiridas por meio de maus hábitos de saúde. Muitas delas podem ser prevenidas e curadas, mas algumas, apenas tratadas para controle dos sintomas. 

Neste artigo, iremos no aprofundar nas principais doenças que afetam o coração. Aproveite a leitura.

O que são as doenças cardíacas?

O termo “doença cardíaca” é bastante amplo e serve para designar todas as doenças que afetam o funcionamento do coração ou algum de seus componentes. 

Elas variam em gravidade e origem, mas todas têm em comum o perigo que representam à vida do paciente e o papel na diminuição de sua qualidade de vida.

Apesar de não serem contagiosas, doenças cardíacas fazem parte de uma epidemia perigosa. Atualmente, as doenças do coração tomam 18 milhões de vidas por ano de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse total, por volta de 85% são decorrentes de infartos e acidentes vasculares cerebrais.

Leia também: Cardiologia: o que faz um médico cardiologista?

Quais as principais doenças que afetam o coração? 

Para entender como tratar ou evitar doenças como essas, é necessário saber quais são elas. A seguir, entenda as principais doenças que afetam o coração e suas estruturas.

Infarto agudo do miocárdio

Essa é uma das doenças cardíacas mais fatais e ocorre quando o músculo do coração sofre com a falta de oxigenação. Ela é causada pelo entupimento da artéria e, dentre seus sintomas, estão a falta de ar, a dor no peito, sudorese e mal-estar. O atendimento médico deve ser imediato.

Insuficiência cardíaca

Caracterizada pela diminuição da capacidade de bombeamento do coração, a insuficiência cardíaca pode deixar órgãos sem oxigenação e gerar o acúmulo de sangue sem oxigênio nas veias.

Doença Cardíaca Coronariana

Essa doença também é conhecida pelo nome de aterosclerose coronariana e é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes dos vasos, o que impede a livre circulação do sangue. Ela pode levar ao infarto agudo do miocárdio. 

Acidente Vascular Cerebral

Conhecido como AVC, essa doença causa a interrupção da oxigenação cerebral e causa sintomas como a paralisia de uma das partes do corpo e dormência. Há casos nos quais um AVC pode deixar sequelas, tais como impedimentos de fala e limitação motora, o socorro rápido, no entanto, minimiza as chances de que isso aconteça.

Como tratar ou prevenir esses quadros? 

Essas doenças não podem ser negligenciadas, e a melhor maneira de preveni-las ou tratá-las está na adoção de hábitos de saúde mais saudáveis e na realização de exames de rotina regulares.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a importância do cuidado cardiológico, nós damos a você 4 motivos para se consultar com um cardiologista

No entanto, se você precisa de exames com cardiologista barato e procura uma alternativa para quem não tem plano de saúde, precisa conhecer o Clude, uma plataforma de saúde voltada para o cuidado preventivo. 

Assinantes do Clude têm acesso a exames e consultas a preços populares, além de descontos em milhares de farmácias e estabelecimentos. Não deixe a saúde do seu coração para depois, acesse nossa plataforma e confira as condições.