As doenças pulmonares podem acometer pessoas de todas as idades, de modo que hábitos saudáveis podem prevenir e até ajudar na cura de diversos problemas relacionados aos nossos pulmões. A vida está cada vez mais corrida e menores são os cuidados que temos com o corpo. 

Questões como a poluição e o consumo desenfreado de cigarros podem afetar grandemente as questões pulmonares, de modo que a atenção a esse tipo de hábito é muito importante. Nesse post, você verá quais são as principais doenças e infecções pulmonares, como é o tratamento dessas questões e seus sintomas mais frequentes. Acompanhe!

O que são doenças pulmonares?

São aquelas que causam problemas nos pulmões. Esse tipo de questão pode ser chamada de doença, condição anômala ou até mesmo distúrbio. Caso uma pessoa tenha uma doença pulmonar, os pulmões podem não funcionar adequadamente – ou até parar de funcionar em casos mais graves.

Bronquite

A bronquite é uma inflamação nos brônquios que faz com que seus tubos não consigam levar o ar para os pulmões e transportá-los de volta para fora deles. Os principais sintomas da doença são a falta de ar e a tosse marcada por um muco mais grosso. Para tratar a bronquite, normalmente são utilizados remédios que devem ser prescritos por um médico.

Asma

Já a asma é uma inflamação nas vias aéreas que faz com que o indivíduo não consiga respirar de maneira tranquila, produzindo uma quantidade elevada de muco e tendo tosses frequentes. Normalmente, o tratamento da asma é feito com inaladores de controle e remédios.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção que faz com que os sacos de ar dos pulmões fiquem cheios de líquido ou de pus. Os principais sintomas da doença são a tosse com catarro, dificuldade para respirar, febre e calafrios, podendo ser fatal por conta de sua gravidade. Para tratar a pneumonia, normalmente são utilizados antibióticos.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é uma doença de natureza grave que acomete principalmente pessoas que têm o hábito de fumar. Os sintomas mais comuns são a tosse, perda de peso e dores no peito. Para tratar um caso de câncer de pulmão, o paciente deve recorrer a um oncologista. Em alguns casos, pode ser preciso fazer um tratamento com quimioterápicos ou cirurgias.

Quais são os sintomas das doenças pulmonares?

Os principais sintomas das doenças pulmonares, em geral, são:

  • Tosse;
  • Muco;
  • Dor no peito;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Dificuldade para respirar.

Tratamento para essas doenças

O tratamento para as doenças pulmonares são diversos, mas, normalmente, em casos mais leves, são compostos por remédios prescritos por médicos pneumologistas. Em casos um pouco mais graves, mas de natureza moderada, podem ser utilizados antibióticos e esteróides. Por fim, nos casos bem mais graves, o tratamento pode até contemplar quimioterapias.

Importância de procurar um médico, marcar consulta e realizar exames periódicos

A importância de procurar um médico para diagnosticar e tratar doenças pulmonares é muito grande. O ideal, ao sentir qualquer dos sintomas mencionados acima, é marcar uma consulta com um médico especialista, que nesse caso, pode ser o oncologista ou o pneumologista. Isso fará com que você consiga ter o atendimento e o tratamento adequado de maneira mais rápida, o que muitas vezes faz toda a diferença na cura da doença.

Saiba ainda: Como saber qual médico procurar para marcar uma consulta

Veja o que o Clude oferece

O Clude é a melhor alternativa para quem não tem plano de saúde. A plataforma oferece a facilitação a consultas médicas por telemedicina ou presencialmente com preços muito acessíveis. Além disso, é possível receber orientações 24h por telefone, sem custo adicional! Entre no site e veja tudo que o Clude pode te oferecer!

Veja mais: Quando é importante procurar um médico para fazer um check-up