O nutrólogo é o médico especializado em nutrologia, sendo a graduação em medicina o fator que o diferencia de um nutricionista. Por ser uma especialidade médica, o nutrólogo é capaz de diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao comportamento alimentar e verificar a inter-relação entre nutrientes e medicamentos.

Além disso, o nutrólogo deve ser capaz de relacionar a nutrologia com as demais especialidades médicas, como a geriatria, a neurologia, a cardiologia, a dermatologia, a infectologia e a ginecologia e obstetrícia, tendo em vista que distúrbios nutricionais podem acarretar ou agravar doenças relacionadas a outros órgãos do corpo.

Quando realizar a primeira consulta com nutrólogo?

É recomendado realizar a primeira consulta com nutrólogo nos seguintes casos:

  • obter uma alimentação mais saudável;
  • ganhar ou perder peso;
  • tratar desnutrição;
  • realizar acompanhamento nutricional de atletas;
  • orientar e auxiliar na elaboração de uma dieta vegetariana ou vegana adequada;
  • apresentar intolerância ou alergias alimentares;
  • possuir transtornos alimentares;
  • prevenir problemas de saúde (osteoporose, anemia);
  • auxiliar no tratamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão), dentre outros.

Ao realizar uma consulta com outro especialista, constatando que a alimentação causou determinada doença ou que a elaboração de uma dieta adequada pode auxiliar no tratamento de algum problema de saúde, ele mesmo poderá encaminhá-lo para um nutrólogo.

Como é a consulta com nutrólogo?

Na primeira consulta com o nutrólogo, ele inicialmente preencherá a ficha de anamnese com seus dados, sintomas, queixas, medicamentos de uso contínuo, histórico familiar de doenças, hábitos alimentares e se você realiza exercícios físicos e com qual frequência.

Ao concluir o preenchimento da ficha, ele poderá examiná-lo e pedir determinados exames para avaliar o estado atual de sua saúde. Caso você tenha sido encaminhado previamente por outro especialista, ele irá verificar o parecer do seu médico. 

Após avaliar o conteúdo da conversa e o resultado dos exames físicos e laboratoriais, o nutrólogo irá fornecer o diagnóstico e o tratamento, caso você apresente algum problema de saúde, orientando sobre como elaborar uma dieta ou administrar uma suplementação que atenda às suas necessidades alimentares.

Por fim, o nutrólogo irá informá-lo quanto a periodicidade que você deve retornar para uma nova consulta, o que dependerá do seu diagnóstico. 

Motivos para consultar um nutrólogo

Uma dieta saudável e adequada às nossas necessidades é fundamental para o bom funcionamento do corpo, uma vez que é por meio da alimentação que absorvemos uma série de nutrientes.

Por exemplo, a carência de ferro causa anemia, visto que esse sal mineral é imprescindível para a síntese de glóbulos vermelhos, os quais são responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo e recolhimento do gás carbônico.

Desse modo, além de auxiliar no tratamento de doenças, uma alimentação equilibrada é um meio de prevenir diversos problemas de saúde, como os listados acima, sendo eles desnutrição, osteoporose, diabetes e hipertensão.

Além disso, outro motivo para encorajá-lo a realizar a primeira consulta com nutrólogo é que bons resultados somente são alcançados com acompanhamento de um profissional especializado. Portanto, não busque fórmulas milagrosas para prevenir doenças, tratar-se ou emagrecer, mas, sim, consulte um nutrólogo.

Como agendar a primeira consulta com nutrólogo?

Se você deseja cuidar da sua saúde alimentar e se consultar com nutrólogo por um preço mais acessível, conte com o Clude, a melhor alternativa para quem não tem plano de saúde.

Oferecemos um programa de saúde 360° a partir de R$ 39,90. Com ele você pode agendar consultas com nutrólogos e outros especialistas a partir de R$ 35, obter descontos em exames, medicamentos e cirurgias em nossas redes credenciadas, dispor de um programa completo de nutrição e exercícios, além de muitos outros benefícios!

Portanto, entre em contato, conheça mais sobre nossos planos e agende a sua primeira consulta com nutrólogo por meio de nosso programa!