O psicólogo é o profissional que, por meio do autoconhecimento e de técnicas voltadas à psicologia, faz com que as pessoas tenham melhorias consideráveis em suas vidas. Com as crianças, isso não é diferente, de modo que a terapia infantil é cada vez mais buscada e tem se tornado necessária no desenvolvimento de muitas crianças em todo o mundo.

A partir disso, é possível obter diversos benefícios por meio da consulta com psicólogo infantil. Neste post, você fica sabendo mais sobre a atuação do profissional da área, bem como os principais benefícios desse tipo de terapia. Acompanhe!

Atuação da psicologia infantil 

A psicologia infantil atua de forma lúdica, trazendo dinâmicas para envolver o pequeno paciente nas consultas e desvendar as causas que o levam a ter determinados comportamentos. A primeira consulta é sempre feita com os pais, para que os problemas sejam entendidos pelo profissional. A partir disso, as demais são feitas diretamente com a criança.

Ao longo das consultas, o profissional observa, analisa e planeja intervenções para auxiliar a criança. Isso pode ser feito no próprio consultório ou em casa, com a ajuda dos pais. A forma das intervenções depende da abordagem técnica de cada profissional.

Vale destacar que o psicólogo já sai da faculdade com o conhecimento necessário para atender crianças de qualquer idade. Dessa forma, é possível procurar um profissional da psicologia e conversar com ele sobre suas preocupações em relação ao comportamento da criança.

Benefícios da terapia infantil

Existem muitos benefícios em proporcionar o atendimento de um psicólogo infantil para crianças. Entre os principais, podemos citar o auxílio da compreensão do pequeno em relação a questões como divórcio, perda de entes queridos e próximos, dinâmicas de funcionamento escolar, mudanças repentinas de vida, traumas, entre outros.

Além disso, os psicólogos dessa área podem ajudar uma criança que está passando ou passou por situações de bullying, sendo eles os causadores ou as vítimas dessa ação. Transtornos comportamentais, como agressões e tristeza repentina, também podem ser tratadas por meio desse profissional.

Dessa forma, é possível compreender que os benefícios de fazer terapia infantil são diversos. Além de ajudar em problemas práticos do dia a dia, esse tipo de atendimento direcionado faz com que a criança possa ter um desenvolvimento mais adequado, seja em casa, na escola ou com os amigos.

Além disso, podemos citar os benefícios mais gerais, ou seja, benefícios da terapia infantil que não têm nenhum tipo de problema latente, mas que ainda assim podem melhorar suas habilidades sociais e de aprendizagem, aumentar a autoestima, entre outras questões importantes.

Saiba mais: Conheça os principais benefícios do atendimento psicológico por teleconsulta

Quando marcar uma consulta com psicólogo

O momento de marcar uma consulta com um psicólogo infantil é SEMPRE! Você não precisa ter uma queixa em especial para marcar esse tipo de atendimento. Como visto acima, o atendimento de um profissional dessa área só tende a fazer bem para o seu filho! 

Além disso, você pode marcar esse tipo de consulta caso a criança comece a apresentar alguns comportamentos, como dificuldades na escola, agressividade, medo em demasia, ocorrência frequente de pesadelos, insônia, hiperatividade, entre outros comportamentos estranhos à normalidade.

Veja ainda: O que você precisa saber sobre a primeira consulta com psicólogo

Veja como o Clude pode ajudar o seu filho

O Clude é uma excelente alternativa aos planos de saúde. Se você está pensando em se familiarizar mais com a psicologia infantil e marcar uma consulta com psicólogo infantil, que tal fazer isso por meio do Clude? A plataforma é completa, intuitiva e permite que você marque consultas de psicologia baratas.