Está trabalhando em casa por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus e não sabe como se organizar? É muito comum que os funcionários percam o foco durante o famoso home office e se distraiam com as tarefas de casa ou com os familiares, por exemplo. A COVID-19 deixou o mundo em estado de alerta e o isolamento social é a principal recomendação dos médicos para tentar frear o avanço da doença. Como muitas pessoas estão em casa, separamos algumas dicas para manter a produtividade (e a calma) nesse momento:

1. Faça uma lista de tarefas

É muito importante manter o foco nas atividades e delimitar o que deverá ser entregue até o final do dia para evitar ao máximo as distrações. Por estarem fora do ambiente da empresa, as pessoas costumam realizar as tarefas de casa, afinal, está tudo ali perto, não é? Mas é importante se esforçar para manter a concentração e não “misturar as coisas”, como alerta Renata Rezende, 39, gestora de Marketing do Clude. “No começo é difícil ter rotina, mas aos poucos vai caindo a ficha e você começa a se organizar“, conta. Tenha sempre uma lista com atividades, ligações, prazos e eventuais tarefas que precisam ser feitas.

2. Separe um local de trabalho limpo e bem iluminado

O ambiente em que você vai passar as próximas 6 ou 8 horas do dia é fundamental e influencia muito na sua produtividade. É importante que você tenha uma boa postura, uma mesa espaçosa, uma cadeira confortável, boa iluminação e silêncio (na medida do possível). Evite barulho de TV ou de conversas.

3. Acorde antes do seu horário

É muito comum que algumas pessoas acordem apenas alguns minutos antes de começarem a trabalhar, mas isso afeta a concentração e a produtividade. O importante é levantar a tempo de tomar banho, tomar café e organizar tudo o que precisa ser feito (isso inclui tarefas profissionais e pessoais). “Se arrume como se estivesse indo para o escritório, evite ficar de pijama e tente manter a rotina”, destaca Maria Claudia, 39, RH do Clude.

4. Faça reuniões online

Nós, aqui do Clude, também estamos em regime de home office e fazemos reuniões gerais e por equipes. Cada time marca o melhor horário e a melhor frequência para passar relatórios, dividir tarefas, debater atividades e, é claro, bater um papo descontraído ao final. Tente alinhar algumas coisas por vídeo/áudio, já que a comunicação por redes sociais como Slack ou Discord é limitante. O contato ao vivo com os outros membros da equipe facilita muito a comunicação e mantém o ritmo.

Print de uma reunião geral da equipe do Clude!

5. Avise amigos e familiares

Converse com seus amigos e familiares e esclareça que você está trabalhando, e não de férias ou disponível para tarefas e urgências. Renata ressalta a importância de delimitar esse espaço e os horários de trabalho, e que é comum conhecidos pedirem favores porque ela “está em casa, então é só pedir que ela faz”. “A gente fica em casa trabalhando, e não vendo televisão”, brinca.

Cada um tem seu ritmo de trabalho, seu ritual de concentração e o principal é se sentir confortável. Manter a tranquilidade e a rotina para fazer home office não é fácil, mas não é impossível. Procure se alimentar bem, praticar exercícios em casa e cuidar das pessoas que moram com você.