As doenças do coração são problemas que afetam pessoas em todo mundo, mas no Brasil esse problema é ainda mais grave. Cada vez mais os brasileiros são vítimas de problemas cardiovasculares como AVC e infarto do miocárdio. Assim, o acesso à saúde se faz muito importante especialmente no que tange à telemedicina durante a pandemia. 

Veja neste post os fatores de risco e as principais doenças do coração. Acompanhe!

Fatores de risco das doenças cardiovasculares

Fatores de risco são condições apresentadas por quem normalmente pode ter algum problema de saúde, como doenças do coração. O primeiro fator são os hábitos de vida não saudáveis, como é o caso do sedentarismo, dieta inadequada, consumo de cigarros e de álcool, entre outros.

Outros fatores de risco para doenças cardiovasculares são doenças pré-existentes como hipertensão, diabetes, depressão, colesterol alto e ansiedade. Tudo isso aliado a um histórico familiar de problemas do coração são fortes indícios de que você deve procurar um cardiologista para fazer o seu check-up médico o quanto antes.

Além disso, alguns sintomas podem contar com fatores de risco como fadiga, falta de ar, inchaço nos membros inferiores, angina e dor de cabeça. 

Um fator de risco que não é tão citado e que deve ser considerado é a ausência de atividades físicas. Elas são extremamente importantes em um nível preventivo, mas podem se tornar um risco quando o corpo do indivíduo não está pronto para fazer exercícios mais pesados.

Principais doenças do coração

Existem diversas doenças cardiovasculares que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil as que mais se destacam e acabam sendo as principais causas de morte no país são a doença isquêmica do coração e as doenças cerebrovasculares. Vejamos agora as principais doenças do coração que afetam os brasileiros:

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial afeta cerca de 1 em cada 4 brasileiros e também é conhecida como “pressão alta”. Essa doença é diagnosticada quando o indivíduo está com os valores máximos e mínimos de pressão elevados. Os principais sintomas são dores no peito, tonturas, fraqueza e dor de cabeça. O tratamento é feito com medicamentos e mudanças nos hábitos de vida.

Doença isquêmica do coração

Essa doença também é conhecida como “coronariana” e aparece com a obstrução das artérias do indivíduo. Essa obstrução normalmente é causada por conta de gorduras que vão se acumulando nas artérias com o tempo. 

Quando a doença isquêmica do coração se agrava, geralmente acontece o infarto do miocárdio. Os principais sintomas são a sensação de peso no corpo, queimação e dores no peito. O tratamento normalmente é feito com remédios, intervenções cirúrgicas e mudanças na dieta.

Doença cerebrovascular

A doença cerebrovascular acontece por conta de uma diminuição neurológica causada pelo funcionamento irregular nos vasos sanguíneos. Essa condição também é chamada de acidente vascular cerebral (AVC) e pode ser isquêmica ou hemorrágica. 

Os principais sintomas são a fraqueza, diminuição da visão, dificuldade com o equilíbrio do corpo e dor de cabeça. O tratamento é realizado com intervenção cirúrgica e medicamentos.

Algumas condições que também estão no rol das principais patologias cardiovasculares são a doença arterial periférica, doença cardíaca reumática e a cardiopatia congênita.

Atendimento médico

O atendimento feito por um cardiologista é absolutamente essencial em qualquer dos casos citados acima. Algumas dessas doenças agem silenciosamente e acabam sendo detectadas apenas com a realização de check-up médico preventivo ou quando já estão em um estágio mais grave. 

Assim, a busca pelo acesso à saúde de qualidade se torna imprescindível, especialmente se você tem algum dos fatores de risco mencionados. Esse atendimento pode ser realizado presencialmente ou por meio da telemedicina.

Veja ainda: Quais são os principais exames do coração solicitados pelo cardiologista?

Veja como o Clude é uma ótima alternativa

O Clude é uma alternativa para quem não tem plano de saúde online. A plataforma é ideal para quem tem problemas cardiovasculares ou para quem deseja se prevenir contra as doenças do coração e obter uma vida mais saudável. O tratamento preventivo com a mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos é sempre a melhor maneira de cuidar da saúde. 

O Clude oferece acesso facilitado à saúde curativa por meio das consultas médicas e exames e à saúde preventiva por meio de check-up médico e programas de saúde, como o Nutrifit. Entre no site e conheça mais sobre os serviços oferecidos!

Saiba mais: Conheça a alternativa ideal ao plano de saúde online