Durante exames de rotina, um dos órgãos mais importantes a serem analisados é o coração. Esse é um músculo de construção sofisticada, cujo desempenho é responsável por uma das funções mais essenciais de todo nosso corpo.

Por isso, existe uma gama de exames destinados a avaliar o seu desempenho de diferentes formas, dentre eles, o eletrocardiograma e ecocardiograma são os mais populares. Apesar de terem nomes bastante similares, eles são processos completamente diferentes, com objetivos igualmente díspares.

Neste artigo, falaremos sobre as particularidades de ambos os exames e ainda daremos dicas sobre onde realizar eletrocardiograma e ecocardiograma a preços populares.

Qual a diferença entre eletrocardiograma e ecocardiograma?

Tratam-se de dois exames que auxiliam no diagnóstico de patologias que afligem o coração.

Enquanto o ecocardiograma é utilizado para examinar as estruturas que compõem o coração por meio da ultrassonografia, o eletrocardiograma tem como objetivo registrar o funcionamento da atividade elétrica no órgão, tanto em repouso, quanto durante a prática de atividade física em diferentes intensidades.

A diferença entre eletrocardiograma e ecocardiograma, portanto, está não só nos processos envolvidos para obtenção do diagnóstico, mas também nos objetivos que cada um pretende alcançar.

Como é realizado um ecocardiograma?

Um ecocardiograma é utilizado para detecção de coágulos, problemas com as artérias e aorta, além do monitoramento de doenças do miocárdio no geral. Esse exame não utiliza radiação para formação das imagens, apenas as vibrações sonoras, por isso tem pouquíssimas contraindicações.

Existem vários tipos do exame, sendo os mais populares o Doppler, o transesofágico e o transtorácico.

Durante o exame, o paciente fica em posição de repouso, de barriga para cima. Então, é aplicado um gel na área acima do coração a fim de otimizar a leitura do aparelho de ultrassonografia. O processo pode mudar de acordo com o tipo de ecocardiograma realizado.

Como é realizado um eletrocardiograma? 

Existem dois principais tipos de eletrocardiograma: o de repouso e o de esforço. Esse é um exame indicado para o acompanhamento de doenças cardíacas, principalmente as que estão relacionadas à arritmia, hipertensão e problemas nas válvulas.

Durante o exame, são colocados diversos eletrodos no corpo do paciente, que serão responsáveis por captar a atividade elétrica gerada pelo órgão. É indicado que o paciente evite esforços físicos dez minutos antes do exame, além de evitar fumar na meia hora que antecede o procedimento.

Se quiser entender em maiores detalhes como o exame é realizado, confira esse texto em nosso blog: ECG: entenda para que serve e como é feito o exame de eletrocardiograma.

Onde realizar um eletrocardiograma e ecocardiograma com desconto? 

Cuidar da saúde do coração é necessário, por isso, conhecer lugares que oferecem um eletrocardiograma barato é importante. O Clude, uma plataforma de prevenção e saúde, oferece o exame por R$ 18,00 a todos os seus assinantes.

Além disso, o Clude é a alternativa para quem não tem plano de saúde, porque também oferece consultas, presenciais e remotas, a preços populares e sem fazer com que você espere em filas intermináveis.

Nossos assinantes também têm acesso à uma rede de descontos em mais de 26.000 farmácias no Brasil. Acesse nosso site e descubra que cuidar da saúde de seu coração pode ser rápido e descomplicado com o Clude.