O ultrassom é um dos exames mais importantes de todo o cuidado pré-natal, sendo uma forma segura de acompanhar a gravidez, uma vez que as imagens são geradas com o uso das vibrações causadas pelo som, e não por radiação. 

Com o avanço da tecnologia, muitos novos tipos de ultrassonografias passaram a ser disponibilizados, sendo os mais comuns entre eles o ultrassom 3D e o 4D. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois tipos de exame? 

Este artigo foi pensado para tirar essas e outras dúvidas sobre o ultrassom, esse exame que é tão importante na rotina de todas as grávidas. 

Como funciona o ultrassom 3D e 4D?

Assim como em ultrassonografias convencionais, o objetivo do exame é permitir que os futuros papais e mamães observem o bebê no ventre, além de permitir que médicos possam analisar os estágios de desenvolvimento do feto e assegurar que tudo está de acordo com o esperado. 

Em um ultrassom 3D, são usadas diversas imagens bidimensionais para criar uma fotografia realista do útero, reproduzindo detalhes ricos sobre a pele da criança. Em muitos casos, quando o ultrassom é realizado a partir da vigésima semana, já podem ser observados traços característicos da fisionomia do bebê. 

O ultrassom 4D funciona de forma bem parecida, mas com um grande benefício: tudo isso pode ser observado em tempo real e com mais detalhes. O grande diferencial dessas ultrassonografias em relação aos exames convencionais é que os 3D e 4D permitem observar também a camada de pele do bebê, e não somente os órgãos internos. 

Leia também: Qual a melhor semana da gravidez para fazer o ultrassom morfológico?

Quais fatores influenciam a qualidade da imagem? 

Para que seja produzida uma imagem nítida, existem alguns fatores importantes a serem observados. Acompanhe quais são eles a seguir.

Líquido amniótico

O líquido amniótico é um importante fator no desenvolvimento do bebê e também para produção de imagens em boa qualidade, por isso, ele precisa estar em uma coloração e quantidade favoráveis. Assim que o bebê desenvolve seu sistema digestivo completamente, ele passa a utilizar o líquido amniótico para “praticar”, bebendo e o urinando. 

Essa prática pode alterar a coloração do elemento, deixando-o turvo e fazendo com que o contraste não seja o ideal para formação de boas imagens.

Posição do bebê

Nem sempre os pequenos colaboram com os pais na hora da ultrassonografia. Se o bebê estiver muito próximo à parede uterina ou voltado para as costas da mãe, pode ser difícil obter a tão desejada imagem do rosto do bebê. 

Onde realizar um exame de ultrassom barato?

Esse cuidado, tão importante no pré-natal, não pode ser considerado um luxo apenas para aqueles que têm plano de saúde, afinal, saúde é um direito básico. No entanto, existem alternativas. 

O Clude é uma plataforma voltada para cuidados preventivos de saúde, oferecendo uma solução tecnológica e sendo uma real alternativa para quem não tem plano de saúde. Em nossa plataforma, proporcionamos acesso a diversas consultas a preços populares, incluindo exames de ultrassom barato

Assinantes do Clude também têm acesso a uma série de benefícios, como tele consultas com especialistas sem longas filas de espera, além de descontos em mais de 26.000 farmácias e estabelecimentos de todo o Brasil. 

Acesse nosso site e entenda como começar a cuidar da sua saúde e da saúde do seu bebê de forma descomplicada.