Ao longo da vida, precisamos realizar diversos tipos de testes que avaliam como anda a saúde e a performance do nosso corpo. Isso é absolutamente normal, de modo que não é preciso se assustar com nomes difíceis, como teste ergométrico e teste ergoespirométrico, por exemplo. 

Sendo assim, descubra como são realizados cada um desses exames e quais são as principais diferenças entre eles neste artigo. Além disso, conheça o Clude, plataforma que permite que você faça esses exames e tenha qualquer um deles avaliado por médicos de alta competência. Acompanhe!

Saiba mais: Quais são as vantagens do teste ergométrico à distância?

Teste ergométrico 

O teste ergométrico é feito para verificar como está a atuação do seu coração dentro do corpo. Ele utiliza um eletrocardiógrafo, que grava todas as ondas elétricas que você emite conforme seu coração vai funcionando. Um teste ergométrico barato é feito, normalmente, em uma clínica médica, local onde o paciente deve fazer, a depender da solicitação médica, uma caminhada ou corrida em uma esteira.

É importante mencionar que somente o cardiologista pode realizar esse tipo de exame, pois caso este seja feito de maneira incorreta ou por um profissional não qualificado, pode sobrecarregar o coração e causar algum tipo de dano ao órgão. Além disso, o cardiologista passa todo o exame monitorando a pressão arterial do paciente para que os resultados sejam ainda mais precisos.

Teste ergoespirométrico

Esse teste é capaz de fazer uma avaliação aeróbia completa. O mais interessante sobre ele é o seu poder de analisar, de maneira detalhada, a respiração do paciente e o seu consumo de oxigênio. Com o ergoespirométrico, pode-se dimensionar o desempenho total de um paciente em relação às suas questões físicas.

Isso tudo é feito por meio de uma bicicleta ou esteira. Assim, o físico do paciente vai sendo gradualmente testado por meio de um aumento na graduação da força e da velocidade aplicada. A partir disso, fica claro a situação do sistema respiratório, cardíaco e vascular do indivíduo.

Diferenças entre o teste ergométrico e o ergoespirométrico

A maior diferença entre esses dois tipos de testes é a complexidade de um em relação ao outro. Enquanto no teste ergométrico o oxigênio não é medido – apenas calculado, sem verificar as questões aeróbicas respiratórias –, o ergoespirométrico mede os níveis de oxigênio e ainda determina com precisão as características respiratórias do paciente durante o exame.

Dessa forma, um teste ergométrico barato deve ser bem completo para que os pacientes, principalmente os que são atletas, tenham seu desempenho físico avaliado. Assim, o ergoespirométrico pode ser feito com o ergométrico como um complemento da avaliação médica. 

Veja ainda: Teste ergométrico: entenda para que serve e veja quais são os seus benefícios para a saúde do coração

Vantagens de contar com os serviços do Clude

O Clude é a solução mais completa do mercado para consultas médicas, realização de exames e descontos em medicamentos. Se você procura por um atendimento qualificado e extremamente competente e pontual, acesse o site do Clude e veja todas as vantagens de contratar o serviço da empresa.

Além disso, o Clude permite que você faça seus exames com preços muito acessíveis, inclusive, é possível fazer um teste ergométrico barato. Se quer economizar e ter mais praticidade em atendimentos médicos, venha para o Clude!