Você já ouviu falar em healthtech? Se a resposta for não, então você está no lugar certo para se manter a par do que há de mais inovador no mundo da saúde. As healthtechs são empresas voltadas à prestação de serviços de saúde. Esse tipo de empresa não é como as tradicionais clínicas, laboratórios e hospitais presentes no mundo.

Elas trazem inovações tecnológicas que auxiliam na vida de muitas pessoas. A tecnologia é empregada de modo a facilitar toda a jornada do paciente, desde a prevenção de doenças e comorbidades, passando pelo diagnóstico de patologias e chegando ao tratamento dessas questões. Tudo isso é feito pelas healthtechs, que usam a tecnologia em prol da saúde da população.

Como as healthtechs atuam?

As healthtechs são muito abrangentes e usam recursos tecnológicos para melhorar a forma de realizar processos feitos de maneira precária atualmente. Isso vale para consultas, por exemplo, pois existem healthcares que são focadas em teleatendimento médico, o que possibilita ter uma redução nos custos de atendimento presencial e permite que mais pessoas tenham acesso a serviços de saúde.

Já outras healthtechs são voltadas para a realização de exames gerais, de imagem, entre outros, sempre utilizando a tecnologia para agilizar tais procedimentos e facilitar a vida dos pacientes, que podem fazer isso com custos mais baixos e não precisam enfrentar filas enormes para realizar um exame.

Saiba mais: Healthtechs: o papel das startups que desenvolvem tecnologias para otimizar o sistema de saúde

Cuidados preventivos

Em relação aos cuidados preventivos realizados por healthtechs, podemos citar diversos exemplos de sucesso. Esse é o caso do Clude, que substitui a adesão a planos de saúde. Dentro da plataforma da empresa, é possível realizar consultas médicas remotas, adquirir medicamentos e fazer exames com grandes descontos.

O Clude presta um serviço exemplar quando o assunto são os cuidados preventivos, pois, além de possibilitar consultas médicas em que os profissionais realizam orientações didáticas e eficientes, a empresa também conta com programas para a prática de exercícios físicos e nutricionistas. Tudo isso contribui para uma vida mais saudável, e faz com que a prevenção contra doenças seja realizada de maneira eficiente e muito agradável.

Atuação das healthtechs no Brasil

A atuação dessas empresas no Brasil tem tomado um fôlego ainda maior em tempos de pandemia. A covid-19 tem mostrado que a tecnologia pode ser muito eficiente para o seu tratamento. Inclusive, no ano de 2020, foi regulamentado, em regime provisório, as teleconsultas, que permitem que os pacientes não saiam de casa para receber atendimento médico, o que auxilia na prevenção da doença e traz muita praticidade.

Importância no mercado da saúde

A grande importância das healthtechs no mercado da saúde reside no fato de que, com as grandes facilidades relacionadas ao trato com a saúde e a redução dos custos que a tecnologia permite, muitas pessoas estão sendo contempladas com serviços de qualidade.

Isso faz com que menos indivíduos utilizem o Sistema Único de Saúde (SUS) e sejam atendidos com mais dignidade, rapidez e precisão. Com healthtechs como o Clude, por exemplo, mais pessoas são beneficiadas e conseguem fazer a manutenção de sua saúde com efetividade e máximo bem-estar.

Clude: a solução da área da saúde

Você já ouviu falar no Clude? Ele é a solução ideal para quem não deseja contratar um plano de saúde ou não está satisfeito com o seu plano. Não é preciso depender do SUS para ter atendimento médico. Você pode contratar uma ótima healthtech brasileira para dispor de consultas médicas virtuais, descontos em exames e medicamentos, entre outros.