A Hematologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao sangue e seus componentes (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) bem como aos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, linfonodos, baço e fígado), onde tais componentes são produzidos.

Nesse sentido, o hematologista trata doenças como anemia, leucemia, hemofilia, talassemia, trombofilia, linfoma, mieloma, mielofibrose e as doenças neoplásicas, as quais são provenientes do crescimento anormal de células que podem desencadear tumores benignos ou malignos. 

Como o hematologista atua com doenças neoplásicas, em determinados casos, ele trabalha em conjunto com o oncologista, médico especializado no diagnóstico e tratamento de câncer e tumores.

Em demais circunstâncias, o hematologista é o profissional responsável por realizar o transplante de medula, prescrever e monitorar tratamento com quimioterapia, indicar e acompanhar tratamentos com transfusão de sangue e atuar em bancos de sangue e hemocentros.

Tendo como objetivo o bem-estar de nossos leitores, o artigo de hoje abordará mais sobre a atuação desse profissional, explicando como, quando e onde consultar com hematologista por um preço mais acessível.

Quando consultar com o hematologista?

Como a Hematologia é uma especialidade médica, muitos pacientes chegam ao consultório por indicação de outro especialista. Caso você seja encaminhado para esse profissional, ele irá verificar o parecer do médico que o indicou e realizar uma nova avaliação mais precisa.

Você também pode procurar diretamente o hematologista se verificar alterações nos exames de sangue de rotina ou apresentar sangramento nas mucosas e manchas roxas no corpo, por exemplo. 

Caso você possua alguma doença crônica ou histórico familiar que indique uma tendência de desenvolver alguma doença relacionada ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos, o hematologista irá informar o período de retorno.

Como é a consulta com o hematologista?

Caso seja sua primeira consulta, o médico irá conversar com você para saber mais sobre seus hábitos, queixas, histórico familiar e se você ministra medicamentos de uso contínuo, a fim de preencher sua ficha anamnese.

Após a conversa, o hematologista poderá realizar exames físicos e solicitar exames laboratoriais. Dentre os exames que geralmente são pedidos, podemos citar:

  • coagulograma;
  • hemograma;
  • metabolismo do ferro;
  • mielograma;
  • biópsia de medula;
  • teste imunológico.

Finalizada a avaliação do paciente, o profissional poderá concluir o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Além disso, você poderá voltar em até um mês para que o médico avalie o progresso do tratamento. 

Em casos mais sensíveis, ele informará as datas que você deverá retornar para que ele faça um acompanhamento mais próximo do caso.

Como consultar com o hematologista por um preço mais acessível?

O Clude é a melhor alternativa para quem não tem plano de saúde, pois, a partir de R$ 39,90 por mês, você tem acesso a consultas com profissionais de distintas especialidades médicas, exames, medicamentos, cirurgias e muito mais por um valor viável financeiramente.

Portanto, se você deseja se consultar com o hematologista por um preço mais acessível, conte com o Clude e tenha acesso a atendimento médico com desconto!