Como o próprio nome sugere, o medicamento de uso contínuo refere-se ao fármaco que deve ser administrado de forma contínua por um determinado período de tempo, a fim de que o tratamento seja efetivo. 

Apesar de oferecer benefícios à saúde, o uso indiscriminado sem orientação médica pode causar sérios problemas. Confira!

Cuidados gerais na administração de medicamentos de uso contínuo

1. Interação medicamentosa

Determinados fármacos, mesmo aqueles considerados mais simples, podem interagir com o medicamento de uso contínuo, comprometendo o tratamento. Por exemplo, o omeprazol, medicamento adquirido nas farmácias sem necessidade de receita médica, interage com o citalopram, medicamento de uso contínuo utilizado no tratamento de depressão, aumentando os níveis do antidepressivo no sangue.

Portanto, ao consultar o médico, informe todos os medicamentos que você faz uso, desde anticoncepcional até medicamentos que você costuma usar em casos de febre ou dor, por exemplo.

2. Automedicação

Evite consumir medicamentos não receitados especificamente para você, tendo em vista que eles podem desencadear problemas, como intoxicação, reação alérgica, dependência e resistência do organismo ao medicamento, por exemplo.

Além disso, não diminua ou aumente a dose recomendada pelo médico sem consultá-lo, pois muitos medicamentos necessitam de um determinado período de tempo para apresentar resultados significativos.

Vale destacar, ainda, que o médico precisa saber exatamente a dosagem que você administra, uma vez que essa informação é necessária para que ele possa avaliar a efetividade do tratamento e se é necessário aumentar ou diminuir a dosagem ou até mesmo substituir o medicamento.

3. Organização e rotina

Em determinados casos, o paciente respeita a orientação médica e faz uso da dosagem adequada, contudo, às vezes, esquece se de fato tomou o medicamento ou não, o que também pode comprometer o tratamento. 

Portanto, organize seus medicamentos, veja quais podem ser administrados no mesmo horário, crie uma rotina para usá-los (após café da manhã, por exemplo) e registre de alguma forma que os ingeriu. 

Você pode fazer uso de um porta-comprimido com os dias da semana, mas verifique previamente com seu médico se o medicamento pode ser mantido nesse compartimento ou deve permanecer no frasco.

4. Efeitos colaterais

Determinados medicamentos apresentam efeitos colaterais no início do tratamento. É importante que você converse com o médico para obter esse tipo de informação a respeito do medicamento que faz uso, para saber como mitigá-los ou evitá-los.

Por exemplo, determinados medicamentos de uso contínuo podem causar enjoo no início do tratamento. Ao saber disso, você pode ficar tranquilo e apenas solicitar ao médico um remédio que não interaja com ele e que atenue esse sintoma.

5. Consumo de bebidas alcóolicas

Assim como as substâncias presentes nos fármacos podem interagir com o medicamento de uso contínuo, as substâncias presentes no álcool também. Em determinados casos, não é recomendada a ingestão de álcool sob nenhuma circunstância, em outros é possível consumi-lo horas depois de ingerir o medicamento.

Por exemplo, se você pretende ir a um restaurante à noite, é recomendado medicar-se pela manhã. Mas, lembre-se, é necessário perguntar ao médico previamente para saber se não deve beber sob nenhuma hipótese ou se pode desde que o intervalo de tempo seja longo.

6. Gestação e amamentação

Assim como não podemos consumir medicamentos sem necessidade, pois essa conduta apresenta riscos à saúde, gestantes e mães em período de amamentação também não, visto que as substâncias do medicamento de uso contínuo podem atravessar a placenta ou ser transmitidas a partir do leite materno, entrando em contato com o bebê.

O Clude oferece descontos para medicamento de uso contínuo. Saiba mais!

O Clude é um cartão de saúde 360°, pois, além de garantir acesso a profissionais da saúde, cirurgias e exames por um preço muito menor e serviços gratuitos pela plataforma, também oferece desconto para medicamento de uso contínuo por meio da rede credenciada de farmácias. Entre em contato para conhecer mais sobre o programa!