Um médico online sempre busca atender seus pacientes de forma atenciosa e humanizada. Pela internet, a consulta online deve abarcar todas as demandas e necessidades de quem está sendo atendido.

O paciente, por sua vez, também pode se organizar para aproveitar bem a sua consulta. Acompanhe algumas dicas para colocar em prática na hora de conversar com um médico online!

Leia também: Como encontrar atendimento médico durante a pandemia de Covid-196208989-

7 dicas para ter uma boa consulta com médico online

O trabalho do médico online é feito pela internet (a chamada telemedicina), o que permite ao paciente permanecer em casa, confortável, e tirar o melhor proveito da sessão. Veja algumas dicas para se preparar:

1. Elabore um resumo para otimizar o tempo de consulta

Assim como em uma consulta presencial, o médico online tem hora para começar e acabar o atendimento. Visando à otimização de tempo, é recomendável ao paciente elaborar previamente um resumo do seu problema, podendo o fazer por escrito e colocando fatos importantes em ordem cronológica – tudo para ajudar o médico a traçar o diagnóstico.

2. Coloque todas as suas dúvidas no papel

Durante a consulta é normal esquecer de perguntar algo importante. Para que nada passe despercebido, é importante que o paciente anote todas as dúvidas no papel.

3. Não tenha vergonha de fazer perguntas

Tão importante quanto anotar todas as dúvidas é ter em mente que o médico online está ali para saná-las. Além disso, muitas vezes o profissional pode utilizar termos técnicos que o paciente desconhece.

Em ambos os casos, é importante perguntar tudo o que possa estar gerando incertezas, como para que servem os exames e os medicamentos ou até quanto o tratamento pode custar. Aproveite a consulta para esclarecer todos os pontos relevantes.

4. Realize os exames com antecedência

Os exames devem ser feitos com antecedência para ficarem prontos a tempo da consulta com o médico online. Leve em consideração que em alguns casos os exames devem ser feitos com agendamento, além de demandarem preparo especial.

Exames de imagem, por exemplo, costumam ser marcados com mais de um mês de antecedência.

5. Informe ao médico todos os medicamentos que já toma

O paciente sempre deve apresentar ao seu médico online a lista de medicamentos que já toma. Isso influencia diretamente no tratamento, na dose de outros remédios que podem ser incorporados à rotina e em alguma mudança que se mostre necessária.

Além disso, se algum dos remédios está corroborando sintomas adversos, é preciso solicitar ao médico a alteração ou inclusão de novo medicamento.

6. Seja aberto com seu médico sobre o consumo de álcool e tabaco

O consumo de álcool e cigarro pode influenciar no tratamento e na atuação de determinados remédios. Não é preciso ter receio de se abrir com o médico. Além de manter esse tipo de informação em sigilo, ele pode avaliar melhor o seu estado de saúde, assim como quais medicamentos surtirão os melhores efeitos.

7. Aproveite para marcar a próxima consulta ao final do atendimento

Para evitar problemas com agenda lotada ou esquecimento, é recomendável marcar a próxima consulta com o médico online já ao final do atendimento, respeitando o período indicado pelo profissional.

Leia também: Conheça a alternativa ideal ao plano de saúde online

Médico online: o Clude te ajuda a tirar o melhor proveito da sua consulta

Conversar com médico online, ou seja, via internet, é um privilégio que a tecnologia proporcionou. Hoje há soluções especializadas na realização da telemedicina, como é o caso do Clude.

O Clude é uma solução para quem não tem plano de saúde e não quer enfrentar filas de espera no SUS. Por meio de consultas realizadas via telemedicina, o médico online presta atendimento, orientações e diagnósticos com segurança e sempre de forma humanizada.

Navegue pelo site e veja como o Clude pode te ajudar a ter mais saúde.