logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

|

Alimentação no ambiente de trabalho

Hoje em dia o ambiente de trabalho é o local onde individuo passa a maior parte do dia, e consequentemente realiza a maior parte das refeições fora de casa.

Com o crescimento da urbanização e a industrialização que ocorreu na última década, houve um aumento de cargas no ambiente de trabalho e nos estudos.

A população teve mais acesso à profissionalização, lazer, viagens, dentre outros, e a gestão de tempo que era determinada à alimentação acabou sendo reduzida. Porém, quando se reduz o tempo, reduz-se também o planejamento.

Nessa eterna busca por ganho de tempo no dia a dia, essas refeições são determinadas no ato da alimentação sem um planejamento prévio, e as escolhas alimentares nesse momento são extremamente relevantes.

Intensificou-se o consumo de alimentos industrializados, pois são os alimentos encontrados com mais facilidade nas prateleiras e se tornaram mais práticos para ingerir.

Segundo uma pesquisa da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo de alimentos preparados aumentou de 1,7kg/pessoa por ano para 5,4kg/pessoa por ano.

O consumo de alimentos prontos cresceu, mas em contrapartida, os alimentos mais naturais e tradicionais diminuíram. Por exemplo: o arroz, feijão, vegetais e frutas.

Também houve um aumento no consumo de fast-food (comidas rápidas), que possuem um maior teor de açúcar, gordura, sódio, baixo valor nutricional e alto valor energético.

Os industrializados possuem as mesmas características e composição nutricional, entretanto, a ingestão desses alimentos a longo prazo, pode oferecer riscos à saúde por estar fortemente associado ao sobrepeso, obesidade e até mesmo ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Com isso surgiram novos desafios relacionados à alimentação, muitos questionamentos no momento da escolha, se é saudável ou não, dúvidas referente às quantidades, aspectos, frequência, valor nutricional, dentre outras dificuldades.

Mas afinal, como podemos melhorar a alimentação dentro do ambiente de trabalho?

O primeiro passo é ter um planejamento alimentar, lembrando que esse planejamento deve ser feito de acordo com a rotina atual, a partir daí será possível organizar as refeições, desde o início até o final do dia.

Estabelecer horários é importante para conseguir determinar as refeições, afinal, ficar longos períodos sem se alimentar pode acarretar prejuízos, como o aumento do apetite e esse aumento de apetite pode levar aos excessos alimentares.

Determinar as refeições também é essencial para evitar “pular refeições”, esse ato a longo prazo pode causar o déficit de nutrientes. A falta de nutrientes, por consequência, pode acarretar cansaço, indisposição, falta de memória, dificuldade de concentração, dentre outros problemas.

No almoço, caso opte por levar a refeição, será necessário dedicar um tempo da semana para o preparo, mas caso opte por realizar a refeição em restaurante, procure por self-service e prefira sempre “comida de verdade”, arroz, feijão, carnes magras e vegetais.

No período da tarde, é importante encaixar um lanche intermediário que seja saudável, leve e prático, evitando o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, como os biscoitos recheados, sorvetes, doces, refrigerantes e bolos.

Na parte da tarde, frutas frescas ou secas, castanhas e lanche naturais, são alimentos que se encaixam muito bem.

Manter uma boa hidratação mesmo no ambiente de trabalho é extremamente importante. Portanto, é essencial consumir ao menos 2 litros de água por dia.

No Clude Saúde, você tem acesso ao Nutrifit para Empresas, um programa que promove a mudança de hábitos alimentares no ambiente de trabalho.

Essa estratégia consiste em um conjunto de metas que são aplicadas semanalmente com a duração de 2 meses, cada semana uma meta diferenciada é aplicada, além de você ser assistido por profissionais capacitados na saúde do trabalho.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.