logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dicas para você reforçar sua imunidade

A resistência do nosso sistema imunológico para combater qualquer vírus, bactérias e outros microrganismos patógenos dependem de alguns fatores para trabalhar de uma forma mais eficiente.

Primeiro ponto é a ingestão adequada de calorias, proteínas e carboidratos, de acordo com as nossas necessidades nutricionais, para que haja a síntese e funcionamento das células imune. Portanto, é necessário avaliar dietas muito restritas em calorias ou dietas restritas em carboidratos, pois isso pode desfavorecer e reduzir o funcionamento do sistema imune.

Segundo ponto é a prática regular de exercícios físicos, que a longo prazo, podem estimular as respostas adaptativas no nosso corpo, fazendo com que ajude no fortalecimento do sistema imunológico.

Existem alguns alimentos ricos em vitaminas, minerais e compostos que são essenciais para o bom funcionamento das células imunes como por exemplo:

  • frutas vermelhas: possuem um alto poder antioxidantes e anti-inflamatório. Encontre isso no morango, na ameixa, na uva ou na amora;
  • própolis: possui uma atividade antiviral, anti-inflamatória, imunomoduladora e antioxidante, podendo ser adicionado em bebidas ou chás;
  • alho: possui alicina, substância que alivia sintomas de gripes e resfriados e pode aumentar a imunidade;
  • cúrcuma: tem propriedades antimicrobianas, antivirais e antifúngicas;
  • ômega 3: tem ação anti-inflamatória e auxilia também na saúde cardiovascular e cerebral. Pode ser consumido através dos peixes ou até no formato de suplementação;
  • gengibre: é uma raiz rica em propriedades termogênicas, antioxidantes e anti-inflamatórias;
  • vitamina D: com efeito imunomodulador, contribui para saúde óssea, cerebral e cardiovascular, podendo ser encontrada em peixes, laticínios ou até suplementada de forma individual;
  • vitamina C: é extremamente importante no combate de quadros infecciosos ou bacterianos, além de ser um potente antioxidante.

 

No caso da vitamina C, por exemplo, não é necessário suplementar a vitamina, como muitos acreditam. Para isso, basta consumir de uma a duas porções de frutas cítricas por dia, como a laranja, o abacaxi ou o kiwi, que já será possível fornecer a quantidade necessária de ingestão da vitamina.

Além desses alimentos,  a questão de manter hábitos saudáveis como praticar atividade física, ter uma boa qualidade de sono, uma alimentação equilibrada, manter a hidratação e cuidar da saúde mental, são indispensáveis para se ter uma boa imunidade.

Não existe um alimento ou medicamento milagroso, mas sim, um conjunto de ações que são eficazes para se manter saudável contra diversos microrganismos ou até mesmo de doenças.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.