imunidade
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Dicas para você reforçar sua imunidade

A resistência do nosso sistema imunológico para combater qualquer vírus, bactérias e outros microrganismos patógenos dependem de alguns fatores para trabalhar de uma forma mais eficiente.

Primeiro ponto é a ingestão adequada de calorias, proteínas e carboidratos, de acordo com as nossas necessidades nutricionais, para que haja a síntese e funcionamento das células imune. Portanto, é necessário avaliar dietas muito restritas em calorias ou dietas restritas em carboidratos, pois isso pode desfavorecer e reduzir o funcionamento do sistema imune.

Segundo ponto é a prática regular de exercícios físicos, que a longo prazo, podem estimular as respostas adaptativas no nosso corpo, fazendo com que ajude no fortalecimento do sistema imunológico.

Existem alguns alimentos ricos em vitaminas, minerais e compostos que são essenciais para o bom funcionamento das células imunes como por exemplo:

  • frutas vermelhas: possuem um alto poder antioxidantes e anti-inflamatório. Encontre isso no morango, na ameixa, na uva ou na amora;
  • própolis: possui uma atividade antiviral, anti-inflamatória, imunomoduladora e antioxidante, podendo ser adicionado em bebidas ou chás;
  • alho: possui alicina, substância que alivia sintomas de gripes e resfriados e pode aumentar a imunidade;
  • cúrcuma: tem propriedades antimicrobianas, antivirais e antifúngicas;
  • ômega 3: tem ação anti-inflamatória e auxilia também na saúde cardiovascular e cerebral. Pode ser consumido através dos peixes ou até no formato de suplementação;
  • gengibre: é uma raiz rica em propriedades termogênicas, antioxidantes e anti-inflamatórias;
  • vitamina D: com efeito imunomodulador, contribui para saúde óssea, cerebral e cardiovascular, podendo ser encontrada em peixes, laticínios ou até suplementada de forma individual;
  • vitamina C: é extremamente importante no combate de quadros infecciosos ou bacterianos, além de ser um potente antioxidante.

No caso da vitamina C, por exemplo, não é necessário suplementar a vitamina, como muitos acreditam. Para isso, basta consumir de uma a duas porções de frutas cítricas por dia, como a laranja, o abacaxi ou o kiwi, que já será possível fornecer a quantidade necessária de ingestão da vitamina.

Além desses alimentos,  a questão de manter hábitos saudáveis como praticar atividade física, ter uma boa qualidade de sono, uma alimentação equilibrada, manter a hidratação e cuidar da saúde mental, são indispensáveis para se ter uma boa imunidade.

Não existe um alimento ou medicamento milagroso, mas sim, um conjunto de ações que são eficazes para se manter saudável contra diversos microrganismos ou até mesmo de doenças.

Mirelle Marques

Mirelle Marques

Mirelle é Nutricionista formada em 2018, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Atua com atendimento nutricional focado em emagrecimento, qualidade de vida e melhora da performance esportiva. É apaixonada pela área da saúde, esportes e alimentação.
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.