logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Qual melhor dieta para um diabético?

O diabetes é uma doença crônica que é caracterizada pela dificuldade de a insulina fazer efeito, desse modo aumentando a glicose na corrente sanguínea.

Basicamente todo o carboidrato que consumimos, vai ser convertido em glicose, essa glicose é o açúcar, existem alguns alimentos que em sua composição natural já possui açúcar e em outros alimentos o açúcar é adicionado de forma abundante, como por exemplo os doces, bolos, refrigerantes, chocolates, sorvetes e alimentos industrializados.

São esses alimentos que os diabéticos devem tomar muito cuidado com a quantidade que vai consumir, até porque esses alimentos além de possuir uma alta quantidade de açúcar, são considerados de alto índice glicêmico.

O alimento quando é considerado de alto índice glicêmico ele vai ser transformado muito mais rápido em açúcar e vai para a corrente sanguínea de uma forma mais rápida, para um diabético não é nada bom, sendo que o açúcar não está sendo metabolizado da forma adequada, podendo ocasionar muitos problemas.

Um dos sintomas mais característicos é muita fome, cansaço extremo, perda de peso, uma sede insaciável, vontade excessiva de urinar, dentre outros sintomas.

Mas existe uma dieta ideal?

A dieta ideal para o diabético é aquela que possui níveis controlados de carboidratos, principalmente desses carboidratos citados os de alto índice glicêmico.

Não é necessário restringir os carboidratos por completo da alimentação, até porque é um nutriente necessário para o nosso organismo que é responsável por nos trazer mais energia.

Mas é preciso controlar de forma individual a ingestão desse nutriente para não gerar esse aumento exacerbado de açúcar no sangue, é necessário fazer as melhores escolhas, dando preferência para os tubérculos e cereais mais integrais, por conter uma maior quantidade de fibras.

Alimentos fonte de fibras tem uma digestão mais lenta e acabam sendo mais benéficos para pessoas que possuem diabetes, conciliar o consumo de carboidrato com proteína também pode tornar essa digestão um pouco mais lenta e reduzir esse pico de glicemia.

A dieta do diabético é na verdade uma alimentação saudável, balanceada e tradicional, que todos deveriam ter, até porque vem crescendo o número de pessoas obesas e com problemas de saúde devido à má alimentação, pelo alto consumo de açúcares, doces e industrializados.

Então basicamente a alimentação do diabético deve ser aquela que possui vegetais variados, alimentos integrais, carnes magras, não foge do básico que deve ser proposto a todos, lembrando que as quantidades também devem ser individuais, afinal quantidades também importam.

E se você quiser ter esse acompanhamento mais individual, no Clude nós temos uma equipe multidisciplinar que monitora doentes crônicos através da inteligência artificial, além dos cardápios personalizados para diabéticos.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.