uso-de-medicamentos-para-emagrecer
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Quais são os riscos do uso de medicamentos para emagrecer?

Hoje em dia muitas pessoas estão em busca de uma fórmula milagrosa que traga uma perda de peso rápida e sem fazer muitos esforços.

Existem vários tipos de medicamentos que são utilizados no emagrecimento, mas o que muitos não falam é sobre a ação dele no organismo, os efeitos colaterais que causam e até mesmo uma certa dependência após o uso.

Alguns desses remédios podem agir diretamente no sistema nervoso central, na prática um dos resultados é inibir a fome ou até mesmo bloquear a absorção de nutrientes, como por exemplo os lipídeos (gorduras).

Nós possuímos hormônios que são responsáveis por aumentar o apetite ou inibir a fome, o problema de fazer o uso de medicamentos que inibem o apetite é que se acaba tendo uma dieta extremamente restrita e pobre em nutrientes.

A dieta trará a perda de peso, no entanto, quando os medicamentos são suspendidos os sinais de fome e saciedade são alterados, o que chamam de “efeito rebote”, onde na verdade aos poucos a pessoa vai recuperando todo peso que eliminou com o auxílio dos medicamentos.

Também existem alguns medicamentos que bloqueiam a absorção de nutrientes, como as gorduras. E as gorduras desempenham um papel extremamente importante, vitaminas lipossolúveis como A, D e E precisam da gordura para ser absorvida, devido a isto pode ocorrer a falta de nutrientes no organismo, gerando muitos impactos, como cansaço, fadiga, fraqueza, alto risco de infecção, baixa da imunidade, ficando mais susceptível a desenvolver outros problemas de saúde.

No emagrecimento é preciso passar por um processo de reeducação alimentar, saber qual a proporção de alimentos consumir, entender quais são as melhores escolhas, rever os comportamentos, entender sinais de fome e saciedade, dentre outros pontos.

O papel do profissional nutricionista é muito importante nesse sentido, orientando, prescrevendo um cardápio adequado, educando, mudando hábitos alimentares e auxiliando para que haja uma perda de peso eficiente.

Lembrando que o uso de qualquer medicamento sem prescrição, inclusive os que são utilizados para trazer um emagrecimento mais rápido, só devem ser utilizados com prescrição médica, a automedicação pode oferecer mais riscos ainda, como por exemplo a sobrecarrega na função de alguns órgãos, principalmente do fígado, reações alérgicas, dependência, dentre outros.

Agora que você já conhece todos os riscos do uso de medicamentos, fique bem atento(a), sempre procure o auxílio de um profissional para te orientar e te guiar no caminho mais seguro e eficiente.

Mirelle Marques

Mirelle Marques

Mirelle é Nutricionista formada em 2018, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Atua com atendimento nutricional focado em emagrecimento, qualidade de vida e melhora da performance esportiva. É apaixonada pela área da saúde, esportes e alimentação.
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.