Segundo a Organização Mundial da Saúde é necessário fazer 150 minutos de atividade física moderada ou intensa por semana, ou seja, 30 minutos por dia. Isso trará diversas vantagens para a saúde e bem-estar, como controle do peso e da hipertensão, alívio do estresse e fortalecimento dos ossos. 

Por isso a regularidade da prática é importante, pois estimula nosso corpo e o mantém em constante movimento. Para realizar as atividades físicas há certos cuidados necessários para que tudo seja feito sem prejudicar nosso corpo e influenciar também na alimentação. 

Antes das atividades, o nutriente alvo que deverá ser consumido são os carboidratos, presentes no grupo de alimentos energéticos. Nosso corpo os utiliza como fonte de energia para as células, evitando dores durante o treino e também o catabolismo proteico, que é a degradação de proteínas para serem usadas como fonte de energia, fazendo com que nosso corpo perca massa muscular. 

É fundamental fazer o consumo de carboidratos no pré treino. Ele pode ser encontrado em raízes, tubérculos, massa, arroz e também em alguns alimentos como pães, cereais e grãos. O ideal é que a refeição seja realizada uma hora antes do treino, fazendo com que os alimentos tenham tempo hábil para serem digeridos e absorvidos pelo organismo, evitando assim, a sensação de peso e estufamento durante a atividade física. Além disso, uma recomendação muito importante é a hidratação, porque a reposição de líquidos é fundamental durante este período. 

Já no pós treino é necessário repor todas as energias que foram gastas, sendo essencial consumir tanto proteínas quanto carboidratos. Então, realize uma refeição completa, com arroz e feijão com carne, incluindo também legumes e verduras, por exemplo. Uma opção é optar por um lanche mais reforçado, como um pão integral com frango ou atum desfiado, além de queijo, salada e tomate. 

Com a prática de atividade física você cuidará do seu corpo e da saúde mental. Devido a alta liberação de hormônios, como endorfina e serotonina, a sensação de bem-estar e relaxamento permanecerão durante o dia, proporcionando motivação e maior disposição. Outro fator importante é visitar sempre um nutricionista e fazer os exames necessários para verificar a sua saúde.

 

*Atenção: As informações existentes no Blog do Clude pretende apoiar e informar, não substituindo a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal.