A histeroscopia cirúrgica é um procedimento invasivo realizado por ginecologistas no tratamento de mulheres que apresentam sangramento uterino acima do normal.

Por meio da histeroscopia, é possível solucionar a causa já identificada do sangramento abundante. Entre essas possíveis causas, estão: alterações na cavidade do útero, aderência do útero, miomas submucosos e pólipos uterinos.

Acompanhe as principais informações sobre o procedimento e veja como é possível obter desconto em cirurgias.

Quando a histeroscopia cirúrgica é indicada?

A histeroscopia cirúrgica é indicada para quando são constatadas alterações no útero após a realização de determinados exames, como: ultrassom transvaginal, histeroscopia diagnóstica ou ressonância da pelve.

Posteriormente aos exames, o procedimento poderá ser realizado para:

  • ablação endometrial;
  • correção de anormalidades na cavidade uterina;
  • extração de pólipos uterinos;
  • realização de biópsias com material extraído da cavidade do útero;
  • remoção de DIU ou de outros corpos estranhos;
  • remoção de miomas submucosos;
  • tratamento para aderências do útero e espessamento do endométrio.

Importante: por mais que a histeroscopia cirúrgica seja feita de forma segura, trata-se de um procedimento contraindicado para gestantes e mulheres com doença inflamatória pélvica ou diagnosticadas com câncer de colo do útero.

O que o procedimento trata?

Tendo em vista as indicações do procedimento de histeroscopia, é possível dizer que ele ajuda a tratar:

  • miomas uterinos com componente intramural ou de grandes dimensões;
  • pólipos endometriais múltiplos ou de maiores dimensões;
  • septos uterinos de grandes dimensões;
  • sinéquias uterinas espessas;
  • hemorragias uterinas resistentes ao tratamento médico.

Como a histeroscopia cirúrgica é feita?

A histeroscopia cirúrgica é realizada no bloco cirúrgico e demanda um anestesista para sedação, que pode ser geral ou raquidiana. A paciente é colocada confortavelmente sobre a maca e tem seu colo uterino dilatado por meio de um instrumento denominado “vela de Hegar”. Assim, é possível fazer a passagem do histeroscópio para dentro da cavidade uterina.

Observações importantes:

  • A histeroscopia cirúrgica não pode ser realizada durante o período menstrual da mulher, uma vez que a presença de sangue dificulta a visualização e os procedimento intrauterinos;
  • Após a histeroscopia cirúrgica, a paciente deve permanecer em repouso por cerca de 30 a 60 minutos. Assim, ela pode se recuperar da anestesia e ser observada pelo médico. Se não houver sinais de desconforto, ela então poderá ir para casa.

Muitas mulheres precisam passar pelo procedimento, mas nem todas conseguem pagar pela histeroscopia cirúrgica, e permanecer na fila do SUS pode significar uma longa espera. Quem ainda não tem acesso à possibilidade de realizar a histeroscopia pode contar com a ajuda do Clude.

Como o Clude pode ajudar no procedimento de histeroscopia cirúrgica

O Clude é um programa de saúde que oferece desconto em cirurgias, inclusive histeroscopia cirúrgica, e funciona sem carência.

Isso significa que, após se tornar parte do programa Clude, você pode realizar mais de 50 modalidades de cirurgia por preços especiais, que podem ser parcelados. Além disso, todo o acompanhamento ginecológico é feito em consultas que custam a partir de R$ 35.

No Clude, as consultas médicas com especialistas podem ser agendadas pelo aplicativo, e você pode optar por fazer a consulta presencialmente ou online. Em caso de emergência, é possível receber orientações de médicos ou enfermeiros 24h por dia, de forma gratuita, por ligação ou WhatsApp.

O cartão 360° do Clude, além das vantagens citadas acima, também garante descontos de até 60% nos medicamentos que deverão ser administrados durante o tratamento e até 80% de desconto nos exames que antecedem a histeroscopia cirúrgica.

Saiba como ser parte do Clude e ter direito a todos os benefícios. Confira as informações pelo site e aproveite para se cadastrar.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)