Por vezes, ao concluir consultas médicas, o paciente percebe que se esqueceu de mencionar determinados sintomas e tirar algumas dúvidas. Além disso, às vezes o médico solicita alguma informação e o paciente não a tem em mãos naquele exato momento, comprometendo a agilidade do diagnóstico.

Pensando nisso, nós, do Clude, elaboramos este artigo com um conjunto de orientações que auxiliarão você a se preparar para realizar uma consulta médica adequada, sem esquecer de mencionar nenhuma informação, dúvida ou sintoma. Assim sendo, continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Leia também: Como conseguir descontos em procedimentos médicos?

O que falar para o médico durante a consulta?

Antes da consulta

Antes de falarmos da consulta médica em si, é importante tratar a respeito dos preparativos necessários para realizá-la adequadamente. Sendo assim, antes de ir ao médico, anote:

  • Os sintomas e perguntas que possui sobre o que está sentindo;
  • O nome e contato de demais profissionais de saúde que o acompanham;
  • Os medicamentos de uso contínuo;
  • Exames anteriores.

Com todas essas informações em mãos, você estará bem mais apto para dar as informações que o médico precisar para providenciar um diagnóstico de forma ágil. Além disso, quando não anotamos de forma organizada os sintomas e dúvidas que possuímos, é possível esquecermos de mencioná-los durante a consulta. 

Durante a consulta

A primeira coisa que você deve falar para o médico durante a consulta são os seus sintomas e dúvidas. Além disso, você pode informar o que já fez para aliviá-los e se funcionou ou não a intervenção. Outro ponto importante é mencionar os seus hábitos, como atividade física, alimentação e sono, de modo que o profissional tenha um panorama geral de como você está se sentindo. 

Após o diagnóstico, tente compreender o que você tem e não sinta vergonha de perguntar para o médico qualquer coisa que não tenha entendido claramente. Caso ele receite algum medicamento, esclareça a quantidade e o intervalo de tempo que deve administrá-lo e se é necessário tomá-lo antes ou após as refeições.

Além disso, questione se os medicamentos podem causar algum efeito colateral e se há alguma coisa que possa se fazer para aliviar os sintomas. Assim, caso surja algum efeito colateral, você estará tranquilo, pois saberá que é normal e o que fazer para aliviá-lo. 

Após a consulta

Por fim, após a consulta, verifique em quais circunstâncias você deverá procurar o médico novamente ou se deve buscar por um especialista. Lembre-se também de sempre guardar os exames solicitados para mostrá-los, a fim de deixar o profissional compará-los com os novos exames que fizer. 

Leia mais: Por que é necessário realizar um exame médico periódico?

Onde encontrar consultas médicas por um preço acessível?

Realizar consultas médicas de rotina, ou quando ocorre uma adversidade, é de suma importância para o bom cuidado com a saúde, tendo em vista que as consultas periódicas garantem a identificação de doenças nas etapas mais iniciais e, portanto, são mais fáceis de serem tratadas. Além disso, quando ocorre uma adversidade, é necessário procurar o médico imediatamente pelo mesmo motivo. 

Contudo, por vezes, os custos envolvidos nesse processo são muito altos, o que impossibilita que muitas pessoas possam cuidar melhor da sua saúde. Pensando nisso, surgiu o Clude, um programa completo de saúde que oferece consultas médicas baratas, tanto presencialmente quanto por videochamada, a partir de R$ 35.

Além disso, o programa proporciona ao paciente ter na palma de sua mão o contato de um médico para ouvi-lo a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. Portanto, entre em contato para mais informações e comece a cuidar da sua saúde por um preço acessível.