A consulta com nefrologista é muito importante uma vez que essa especialidade é a responsável por cuidar do sistema urinário e tratar de todas as condições e doenças que possam atingir os rins.

O sistema urinário, que inclui os rins, tem como função controlar o balanço químico e de líquidos do corpo, regular a pressão sanguínea e eliminar as toxinas do organismo.

Por isso, é muito importante ter acompanhamento médico de um nefrologista para garantir a prevenção e o tratamento adequado em caso de apresentar algum problema nos rins. Tire suas dúvidas sobre o assunto a seguir.

O que faz um especialista nefrologista?

O especialista em Nefrologia é o médico responsável por cuidar de todos os elementos fisiológicos que compõem o sistema urinário, dedicando-se especialmente às doenças renais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), indivíduos que apresentam problemas no sistema urinário tendem a ser diagnosticados com: infecção urinária, cálculo renal, doença renal crônica, insuficiência renal, nefrites e hipertensão arterial.

Quando é necessário marcar consulta com nefrologista?

Deve-se marcar consulta com nefrologista quando:

  • há histórico familiar de diabetes, cálculos renais, cistos renais ou doença renal em geral;
  • é notada alguma anormalidade ao urinar, como mau odor, ardência, frequência fora do convencional ou episódios de dor;
  • a pressão arterial está fora do comum;
  • o exame de sangue mostra altas taxas de ácido úrico, creatina, cálcio, fósforo ou ureia;
  • a urina apresenta coloração diferente do comum amarelo-claro, passando para um amarelo muito escuro ou avermelhado;
  • há formação de edemas nas mãos, pés ou olhos.

Por que é importante a consulta?

A consulta com nefrologista é muito importante para realizar:

  • a prevenção e o acompanhamento de doenças renais;
  • o acompanhamento de hemodiálise;
  • o processo de transplante renal;
  • a diálise peritoneal;
  • o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, tais como nefrites, infecções urinárias, pressão alta (hipertensão arterial), doença renal crônica, litíase renal (pedra nos rins), doença renal cística e lesão renal aguda.

O que acontece na consulta com o nefrologista?

Ao ter uma consulta com o médico nefrologista, o paciente certamente terá que responder a uma série de perguntas sobre seu histórico de saúde e hábitos de vida, o que envolve alimentação, uso recorrente de medicamentos, profissão, prática de exercícios, entre outras questões.

No caso de uma consulta de rotina, o médico poderá pedir exames para se assegurar de que está tudo certo. Isso é bastante importante para diagnosticar precocemente doenças graves, como câncer.

Por outro lado, no caso de uma consulta para falar de sintomas presentes, o médico nefrologista terá uma abordagem voltada ao diagnóstico da condição. De acordo com o que for descrito pelo paciente, serão feitos exames clínicos e laboratoriais a fim de identificar a causa.

Onde se consultar com esse especialista por um preço barato?

Marcar uma consulta com um nefrologista é muito importante, porém nem sempre é possível pagar por um médico particular ou plano de saúde. Felizmente, hoje há uma forma de ter atendimento médico com desconto.

Por meio de um programa de saúde confiável, como o Clude, é possível encontrar um médico especializado, confiável e que ofereça um bom acompanhamento. 

Conheça o Clude e veja como é fácil ter consulta com nefrologista

O Clude é um programa de saúde e prevenção que possibilita aos seus clientes marcar consulta com nefrologista por um preço acessível.

A partir de R$ 35 reais é possível marcar uma consulta com nefrologista, presencial ou online, além de ter acesso a orientações de saúde via chat do aplicativo ou WhatsApp, 24 horas por dia, bastando mandar uma mensagem.

Além de conceder acesso a consultas com médicos especialistas por um preço econômico, o Clude também garante descontos em exames laboratoriais, procedimentos, vacinas, cirurgias e medicamentos.

Veja como é fácil fazer o cadastro pelo site e começar a usar as vantagens do Clude, mediante o pagamento de uma mensalidade.