A consulta com psicólogo ainda é tabu para muita gente. Isso vem da concepção de que problemas de saúde mental são “frescura” ou não impactam realmente a vida do paciente.

Todos aqueles que sofrem com os sintomas da ansiedade ou depressão não poderiam discordar mais. A saúde mental é, sim, tão importante quanto a saúde do resto do corpo. Para cuidar dela, nada melhor do que contar com a ajuda de um psicólogo.

O primeiro passo é sempre o mais difícil, ainda que seja o mais importante. Por isso, neste artigo, falaremos sobre o que você pode esperar da primeira consulta com um psicólogo e como realizar o acompanhamento a preços populares.

Qual o papel de um psicólogo?

Assim como existem especialidades médicas para quase todas as funções corporais, também existe um profissional dedicado apenas aos cuidados da saúde mental, e ele é o psicólogo. 

Um psicólogo tem a função de analisar, diagnosticar e tratar comportamentos de seus pacientes, promovendo um alívio dos sintomas de doenças de natureza mental ou psicológica. 

Eles podem tratar, por exemplo, quadros de depressão, pânico, fobias agudas, ansiedade e até traumas, principalmente aqueles que acompanham um paciente por toda a vida. 

Ainda que eles só sejam procurados em casos emergenciais, psicólogos também têm um importante papel na prevenção de doenças mentais e na melhoria geral da qualidade de vida, mesmo daqueles pacientes que julgam não precisar de seus serviços.

Quando procurar um profissional da área? 

Consultas com psicólogos podem ser, sobretudo, um espaço de autoconhecimento, onde pacientes podem expressar seus sentimentos e medos sem receio de serem julgados. Por isso, procurar um psicólogo não precisa ser o resultado de um trauma ou de sintomas agudos. 

Existem, entretanto, alguns indícios mais claros de que um paciente precisa de ajuda psicológica, tais como a baixa autoestima, medos irracionais, fobias, traumas de infância que impactam a vida adulta, ataques de pânico, ansiedade generalizada e mais. 

Além disso, psicólogos também podem ser úteis se, por exemplo, você sente que seu relacionamento com determinada pessoa está se deteriorando, quer acabar com vícios ou deseja alcançar objetivos pessoais e profissionais mais arrojados. 

Primeira consulta: o que esperar? 

Todo relacionamento precisa partir do ponto do conhecimento, não é mesmo? Em muitos sentidos, uma relação entre psicólogos e pacientes não é assim tão diferente de qualquer outro relacionamento que você tenha em sua vida.

Por isso, durante uma primeira consulta, o especialista fará perguntas para entender melhor quais são seus problemas, quais os objetivos com o tratamento e o motivo de ter procurado ajuda. Não existe resposta certa ou errada, é claro. O que vale é falar com sinceridade. 

Normalmente, durante a primeira consulta, são discutidos prováveis cursos de ação para resolver o problema, quantas sessões serão necessárias e quais as técnicas que poderão ser mais úteis. 

Nem sempre a consulta precisa ser presencial. Com o avanço da telemedicina, cada vez mais psicólogos e pacientes adotaram a facilidade das teleconsultas como forma principal de dar seguimento ao tratamento. Seja presencial ou remotamente, o cuidado é o mesmo. 

Leia também: O papel da telemedicina no atendimento médico em meio à pandemia da covid-19 

Onde encontrar atendimento com psicólogo barato? 

Saúde mental e financeira nem sempre andam de mãos dadas, principalmente para aqueles que não contam com planos de saúde. 

Por isso, se você procura um acompanhamento com psicólogo barato, precisa conhecer o Clude, uma plataforma de saúde preventiva que te dá acesso a sessões com psicólogos a partir de R$ 35. Sempre que precisar, tenha acesso à ajuda psicológica bem na palma da sua mão por meio da telemedicina. 

Cuide da sua saúde mental de forma financeiramente viável com o Clude, a alternativa para quem não tem plano de saúde.