A vida de uma mulher é sempre repleta de desafios diários – e, na área da saúde, isso não é diferente. Conforme o tempo vai passando, os cuidados com a saúde do corpo e da mente vão se mostrando cada vez mais necessários, de modo que os check-ups femininos passam a fazer parte da rotina das mulheres anualmente.

Para que essa rotina seja mais informada, que tal conhecer os principais exames médicos essenciais para um check-up médico completo? Neste post, você verá os exames mais importantes a se fazer, com qual idade é preciso realizar o primeiro check-up e a importância de manter essa rotina. Acompanhe!

Principais exames de check-up feminino

O check-up feminino é um pouco diferente do masculino, uma vez que o corpo da mulher é bem diferente do corpo do homem. Os hormônios mudam, assim como a configuração estrutural do corpo, como é o caso das mamas, por exemplo. A seguir, veja quais são os principais exames do check-up feminino:

Exames de sangue básicos

Alguns exames de sangue são praticamente parada obrigatória para as mulheres que desejam fazer um check-up médico completo. Entre eles, podemos citar os exames para verificação dos hormônios, exames de anemia, glicose, triglicerídeos, creatinina, ácido úrico, hemoglobina, colesterol, entre outros.

Além disso, é preciso ficar de olho em outras taxas que aparecem no hemograma completo. Uma dica é pedir ao médico que coloque o exame de vitamina D na requisição, já que essa vitamina é muito importante para o corpo e acaba sendo baixa em muitas mulheres – especialmente em tempos de pandemia.

Mamografia

A mamografia já é um exame muito conhecido pelas mulheres, principalmente por as que já completaram os 40 anos de idade. Ela ajuda a diagnosticar doenças graves, como o câncer de mama. A partir dela, é possível verificar a presença de nódulos ou anomalias que podem fazer muito mal para a saúde feminina.

É importante lembrar que esse exame deve dobrar de prioridade em um check-up feminino caso exista algum caso de doença relacionada às mamas no histórico familiar da mulher. Nesse caso, a idade recomendada para fazer uma mamografia não é mais aos 40 anos, mas sim aos 30 ou 35, conforme a disponibilidade da mulher.

Papanicolau

O exame de papanicolau é um dos mais importantes da lista e, infelizmente, é um dos menos conhecidos pelo público feminino. Ele previne uma doença chamada câncer cervical, que atinge milhares de mulheres em todo o Brasil. 

O ideal é que o papanicolau seja feito a partir da maior idade, e a sua importância passa a ser ainda maior depois dos 30 anos de idade. Ele pode ser requisitado pelo médico ginecologista.

Exames para pele

O autoexame da pele consiste em uma verificação à procura de sinais e manchas recentes, que podem indicar problemas como o câncer de pele. Caso o autoexame detecte alguma anormalidade na pele da mulher, é preciso que uma amostra seja enviada para um laboratório, a fim de que seja feita uma biópsia.

Exame de tireoide

Por fim, outro exame necessário no check-up feminino é o de tireoide. Ele deve ser feito desde cedo, mas é muito importante a partir dos 30 anos da mulher, pois os distúrbios causados na glândula acontecem a partir dessa idade. O exame é capaz de diagnosticar o hiportireodismo, uma doença grave que acomete muitas mulheres.

Veja mais: Os exames essenciais em um check-up para idosos

Idade para fazer o primeiro check-up médico completo

Não existe uma idade certa para fazer um check-up médico completo com todos os exames mencionados. Porém, o ideal é que mulheres a partir dos 20 anos façam o primeiro check-up completo e comecem a se preocupar com exames nas mamas e exames de sangue, especialmente o hemograma completo e os voltados a hormônios.

Já as mulheres a partir dos 30 anos devem começar a fazer os exames voltados à glândula tireoide. Depois dos 40, o ideal é focar nos exames mencionados para outras idades e incluir a mamografia na rotina. Por fim, a partir dos 50 anos, é interessante incluir um outro exame, o de densitometria óssea, utilizado para medir a densidade mineral dos ossos.

A importância de ter uma rotina de exames

Há uma grande importância em manter a rotina de exames em dia, especialmente para as mulheres. Diversas doenças, como o câncer de mama, quando diagnosticadas cedo, possuem chances de cura muito maiores. A prevenção é essencial para evitar ou diminuir a gravidade de diversos tipos de problemas de saúde. Com isso, a rotina de exames pode ser uma aliada importante para as mulheres.

Veja ainda: Quando é importante procurar um médico para fazer um check-up?

Saiba mais sobre o Clude

O Clude é uma plataforma completa que aproxima pacientes de médicos extremamente competentes. Você pode fazer consultas, exames e até mesmo um check-up médico completo, sendo você mulher ou homem. Entre no site do Clude e saiba mais sobre os serviços oferecidos!