Cirurgias são procedimentos muito utilizados na medicina moderna para correção de quadros de saúde dos mais variados.

Assim como existem diversas modalidades de cirurgias, que variam em complexidade e potencial invasivo, o pós-operatório também é diferente para cada paciente, dependendo do procedimento performado.

Existem, entretanto, alguns cuidados que são comuns e saber mais sobre eles pode ser extremamente útil se você ou alguém da sua família vai passar por uma cirurgia em breve. Entenda mais sobre o assunto ao longo do texto.

Quais os principais cuidados durante o pós-operatório?

O pós-operatório compreende todo o período que vai desde a saída do paciente do centro cirúrgico até a retomada completa de suas atividades cotidianas. Nesse intervalo, é importante acompanhar de perto a cicatrização das incisões, se houver, e gerenciar dores e inchaços, prevenindo, assim, possíveis complicações.

Entenda melhor quais são os cuidados mais importantes para um paciente que passou por uma cirurgia.

Manter o repouso

Essa é uma das orientações mais simples, mas também uma das mais negligenciadas. O processo de repouso é importante para a cicatrização e diminuição dos desconfortos.

Durante esse período, cuja duração é orientada pelo médico, o paciente não deve movimentar objetos pesados ou fazer atividades físicas.

Exercícios respiratórios, no entanto, são recomendados, uma vez que podem fortalecer a musculatura e ajudar no processo de recuperação.

Alimentação balanceada

Um dos efeitos colaterais mais comuns em cirurgias é a vulnerabilidade do sistema imunológico. Por isso, para que o paciente ganhe novamente suas forças e apresente uma recuperação mais adequada, o consumo de nutrientes e vitaminas variados é essencial.

Também é importante manter os níveis de hidratação e evitar hábitos como o tabagismo e a ingestão de bebidas alcóolicas.

Consultas regulares para acompanhamento

Após uma cirurgia, é importante que haja um acompanhamento médico para que o processo de cicatrização ocorra da maneira correta e o paciente possa voltar às atividades o quanto antes.

Dependendo do grau de complexidade do procedimento, também existem funções corporais que precisam ser acompanhadas, como a pressão sanguínea, o funcionamento dos rins, infecções e mais.

Como conseguir cirurgia com desconto mesmo sem plano de saúde?

Se você não tem um plano de saúde, é possível que já tenha se perguntado como conseguir descontos em procedimentos médicos. Arcar com os custos totais de uma cirurgia pode gerar um estresse financeiro gigantesco, mas, felizmente, agora você tem uma solução: o Clude!

Essa é uma plataforma de prevenção e saúde que conta com consultas a preços populares, sejam elas presenciais ou remotas, desconto em compras em farmácias e, claro, cirurgia com desconto. Assinantes do Clude têm acesso a mais de 50 cirurgias a partir de R$ 1.500, além de todas contarem com possibilidade de parcelamento.

Além disso, pacientes que usam a plataforma têm acesso a acompanhamento com assistentes sociais e podem marcar teleconsultas com especialistas com apenas duas horas de espera.

Apenas uma assinatura garante benefícios para toda família. Acesse nosso site e veja como pode ser fácil se prevenir e cuidar do seu bem-estar, mesmo sem um plano de saúde!