As pessoas, de modo geral, começaram a entender a importância de se manterem mentalmente estáveis e saudáveis, a fim de que os obstáculos e dificuldades do dia a dia sejam superados. Os profissionais que atuam na área da saúde mental são o psiquiatra e o psicólogo.

Neste post, você entenderá o que faz cada um desses profissionais e saberá quando deve marcar uma consulta com o psicólogo ou psiquiatra. Acompanhe!

O trabalho do psicólogo

O psicólogo é o profissional que atua por meio de dinâmicas e diálogos e faz com que o paciente tenha um maior autoconhecimento e consiga melhorar a sua qualidade de vida. Dentro do segmento da Psicologia existem diversas vertentes, sendo que as duas principais são a psicanálise (Freud) e a terapia cognitiva.

Enquanto a psicanálise analisa questões do passado do paciente para que ele entenda por que pensa de determinada maneira e age de certa forma, a terapia cognitiva permite que haja uma solução mais rápida e direta em relação aos problemas e questões que surgem no dia a dia do paciente.

O trabalho do psiquiatra

Já o psiquiatra é o responsável pelo atendimento médico do paciente. Para se tornar psiquiatra, o profissional precisa passar pela faculdade de Medicina, o que lhe garante a possibilidade e o conhecimento necessário para fazer diagnósticos, requisitar exames, prescrever medicações e proceder com o tratamento médico adequado para cada paciente.

Enquanto o psicólogo pode ajudar as pessoas de uma maneira mais suave e por meio de diálogos, o psiquiatra consegue analisar questões psíquicas de seus pacientes e receitar medicamentos, inclusive controlados, para que patologias sejam tratadas. Doenças como depressão, esquizofrenia e síndrome do pânico são tratadas pelo psiquiatra.

Quando buscar o psicólogo ou psiquiatra?

Em relação à busca por esses dois profissionais, o mais recomendado é que o atendimento psicológico seja realizado sempre que o paciente tiver essa disponibilidade. A qualidade de vida de qualquer pessoa pode ser melhorada com a ajuda desses profissionais, mesmo que não haja nenhuma grande questão latente na vida dela. De todo modo, existem alguns sinais que indicam a necessidade de um atendimento psicológico com esse profissional. Veja quais são eles:

  • desinteresse pelas atividades que antes se interessava;
  • dificuldade para se relacionar com amigos, familiares, colegas ou parceiros;
  • passagem por alguma situação traumática (demissão, término de relacionamento, morte de alguém próximo, etc.);
  • sensação de não pertencimento ao ambiente em que está inserido; entre outros.

Além disso, o psicólogo trabalha muito bem em conjunto com o psiquiatra, pois o tratamento psiquiátrico se torna mais ágil e eficaz quando o paciente conta com a ajuda de um psicólogo para entender melhor as questões pelas quais está passando e as melhores estratégias para amenizá-las.

Saiba mais: Quando é importante procurar um psicólogo?

O momento de procurar um psiquiatra é um pouco diferente, mas também tem relação com comportamentos diferentes e sintomas relacionados à ansiedade, estresse, depressão, entre outros. O psiquiatra pode ajudar por meio de medicamentos para restabelecer uma vida mais saudável mentalmente e emocionalmente.

Alguns sintomas que indicam a intervenção de um psiquiatra são as alterações de alguns comportamentos e emoções, como tristeza, cansaço, irritação, apetite, insônia, inquietação e outros sinais que atrapalham as atividades e os relacionamentos do paciente. 

Psicólogo barato de forma presencial ou via teleconsulta

Para ter acesso a um psicólogo barato, você pode recorrer a duas modalidades de atendimento: presencial ou via teleconsulta. Atualmente, você pode ter acesso a essas duas modalidades por intermédio de programas de saúde, como o Clude, por exemplo. Veja mais sobre a plataforma no próximo tópico.

Conheça o programa de saúde do Clude

Com o Clude, você pode fazer consultas com psicólogo barato de forma presencial ou por meio de teleatendimento. A plataforma oferece consultas por chamadas de vídeo com psicólogos a partir de R$ 35. Entre no site do Clude e veja todos os benefícios e diferenciais do melhor programa de saúde do país!Veja ainda: Saiba qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra.