Atualmente, saber o seu tipo sanguíneo tem extrema importância, especialmente para crianças em caso de alguma emergência fora de casa. Para adultos, isso também é muito importante, pois ninguém sabe quando um imprevisto relacionado à saúde pode acontecer. 

Neste post, você vai ver as principais formas de descobrir o seu tipo sanguíneo. Acompanhe!

Como descobrir o meu tipo sanguíneo?

Para saber o seu tipo sanguíneo, você necessariamente precisa fazer um exame. Existem diversos tipos de exames que fazem uma análise para descobrir o tipo de sangue, seja ele A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-. Independentemente do seu tipo de sangue, é possível descobrir essa informação de forma rápida e prática.

Quais exames revelam essa informação?

Diversos tipos de exames laboratoriais podem revelar o seu tipo sanguíneo por meio de uma amostra do seu sangue. Sendo assim, separamos os dois principais exames com essa finalidade. Veja como funciona cada um deles e escolha o que mais se adequa às suas necessidades. 

Saiba mais: 5 dicas fundamentais para quem vai fazer exame de sangue

Hemograma simples

O hemograma é o exame de sangue mais comum que existe. Ele avalia as células sanguíneas do sangue, as brancas e as vermelhas, e a contagem de plaquetas, e a partir dele você pode descobrir qual é o seu tipo sanguíneo.

Caso você possa ir a uma consulta médica, esse é o exame mais indicado, pois, além de verificar o seu tipo sanguíneo, também é possível checar algumas taxas importantes que estão presentes no seu sangue, como a glicose, triglicerídios, vitamina D, entre outros, sempre a depender do que o seu médico pedir na requisição do exame.

Tipagem sanguínea

Já o exame de tipagem sanguínea é aquele feito para determinar o grupo sanguíneo de um paciente. Normalmente, esse exame é feito em mulheres grávidas, para avaliar algumas questões importantes referentes ao pré-natal.

Porém, ele também pode ser utilizado para descobrir o tipo sanguíneo de qualquer pessoa. Esse exame pode ser feito em laboratório, de forma rápida e simples, sendo uma excelente recomendação para quem quer descobrir o seu tipo de sangue.

Doação de sangue

Quando você vai doar sangue, é preciso cumprir uma série de requisitos. É essencial que sejam colhidas amostras para verificar se o seu sangue está apto para doação. Para isso, são feitos exames para hepatite, AIDS e sífilis, por exemplo. Nesses exames, pode-se identificar o seu tipo sanguíneo. 

Essa opção é muito recomendada se você quer saber o seu tipo sanguíneo, já que, além de poder ajudar uma pessoa a sobreviver por meio do seu sangue, você também pode ficar sabendo se não é diagnosticado com algumas doenças transmissíveis pelo sangue.

Importância de saber o tipo sanguíneo

Como dito no início deste conteúdo, há uma importância muito grande em fazer um exame para saber o seu tipo sanguíneo, pois acidentes ou outras emergências podem acontecer e, para que seu atendimento médico seja mais ágil e eficaz, essa informação é indispensável.

Além disso, é importante saber o seu tipo de sangue para verificar a compatibilidade com as demais pessoas. Indivíduos com sangue tipo A podem doar para o tipo A e AB, enquanto pessoas do tipo B podem doar para o tipo B e AB. Já as pessoas com tipo sanguíneo AB só podem doar para o tipo AB, enquanto as pessoas do tipo O são doadores universais, ou seja, podem doar para qualquer tipo sanguíneo.

O fator Rh também define para quem você pode doar o seu sangue e de quem você pode receber uma doação. Para facilitar a explicação, quem é positivo só pode doar para outra pessoa com fator Rh positivo, e quem tem fator Rh negativo pode doar tanto para fator negativo quanto para fator positivo. 

Veja ainda: Por que é importante fazer exame de sangue

Como fazer exame de sangue mais barato? Conte com o Clude!

Para saber o seu tipo sanguíneo, conte com o Clude! Por meio da plataforma, você pode realizar diversos tipos de exames – entre eles, o hemograma. Esse exame, especificamente, sai por a partir de R$ 6,57, ou seja, os valores são muito acessíveis e cabem no bolso. Assim, se você quer saber onde fazer exame de sangue mais barato, entre no site do Clude e saiba mais!