As vantagens da aplicação da tecnologia na medicina é inegável, afinal, é ela que permite diagnósticos mais apurados e tratamentos mais efetivos. Um dos maiores avanços no uso da tecnologia nesse ramo, entretanto, está na aplicação da telemedicina na facilitação do acesso a consultas e laudos médicos.

O laudo de um teste ergométrico, por exemplo, não só pode ser feito remotamente, como também traz muitas vantagens se realizado por meio da teleconsulta. É exatamente sobre isso que falamos neste artigo, não deixe de ler até o final.

O que é um teste ergométrico?

Também conhecido como teste de esforço, esse exame consiste no acompanhamento do paciente durante uma atividade física, normalmente realizado em uma bicicleta ergométrica ou esteira, a fim de registrar suas respostas clínicas ao aumento de esforço.

Durante o exame, o sistema cardiorrespiratório é avaliado com precisão por meio do registro da pressão arterial e frequência cardíaca. Esse procedimento é altamente indicado para aferir a aptidão de portadores de hipertensão e outras doenças do miocárdio para a prática de exercícios. Pessoas sem sintomas de doenças do tipo também devem realizar o exame em seus check-ups.

O teste ergométrico também é útil durante o processo de acompanhamento de pacientes que têm marcapasso, fizeram cirurgias, como a angioplastia, ou sofreram infartos.

Se você quer saber mais sobre teste ergométrico, entenda para que serve e seus benefícios para a saúde do coração nesse artigo do nosso blog.

Como é realizado o laudo de um teste ergométrico? 

Todo laudo de teste de esforço possui pontos-chave para entendimento da condição de saúde geral do paciente. Esses pontos dizem respeito aos diferentes comportamentos que o coração e o sistema respiratório do examinado podem apresentar.

Os primeiros dados são referentes aos resultados do eletrocardiograma durante o período de repouso e pré-esforço.

Depois disso, pode-se observar o comportamento da frequência cardíaca ao longo do esforço e depois dele, durante o período de recuperação. Todos esses pontos são comentados e analisados por um médico cardiologista.

Quais os benefícios do laudo de teste ergométrico à distância?

O exame, em si, pode ser realizado apenas presencialmente, mas todos os dados ficam armazenados em um computador, podendo ser analisados em uma consulta remota, sem nenhum problema.

Nem sempre o laudo médico é completo no mesmo dia da realização do exame, o que faz necessário que uma nova consulta seja marcada, demandando que o paciente desloque-se até o consultório em um dia diferente. No entanto, com a telemedicina, isso ficou no passado.

Com o uso da tecnologia e consultas remotas, paciente e médico podem poupar tempo de deslocamento de suas rotinas, entrando em contato para discutir os resultados do exame por meio da internet.

Onde posso encontrar testes ergométricos a preços populares? 

Conseguir realizar um teste ergométrico a preço popular não é mais uma tarefa impossível com o Clude. Em nossa plataforma, oferecemos o acesso a consultas e exames com preços reduzidos, proporcionando descontos de até 80%. 

Além disso, utilizando a telemedicina, você pode marcar uma teleconsulta com um cardiologista especialista em até duas horas com preços a partir de R$ 35. Garanta o seu acesso e o de toda a sua família a atendimento de qualidade assinando o Clude.