O atendimento médico online garante acesso a acompanhamento com profissionais de saúde de diversas especialidades.

Compreenda melhor a importância do atendimento médico online, da telemedicina em si e como ter acesso a alternativas ao plano de saúde.

Saiba mais: Como ter atendimento médico online sem plano de saúde

Atendimento médico online: o que é a telemedicina?

A telemedicina representa o atendimento médico a distância que pode ser feito via internet, respeitando todos os requisitos para a saúde e bem-estar do paciente.

Nesse sentido, a telemedicina pode ser compreendida como um atendimento médico normal, considerando os mesmos elementos de uma consulta presencial com meios utilizados para manter a relação médico-paciente.

A importância do atendimento médico online

O atendimento médico online é muito importante, pois diminui distâncias ao viabilizar o acesso a atendimentos de saúde. Além disso, apresenta outras possibilidades, como:

  • Atendimento otimizado graças à disponibilidade de médicos nas plataformas;
  • Ampliação da agenda clínica dos especialistas;
  • Atendimento a todas as parcelas da população que precisam, principalmente àquelas que sempre tiveram dificuldade de acesso ao médico;
  • Envio de exames com resposta rápida;
  • Mais agilidade nos atendimentos, que ocorrem via internet;
  • Redução da demora de atendimento;
  • Segurança estrutural e sigilo de dados conforme normas reguladoras.

As vantagens do atendimento médico online

As principais vantagens do atendimento médico online são:

  • Ter meios de contactar o médico para sanar possíveis questões;
  • Agendar consultas de forma fácil e rápida;
  • Tirar dúvidas sem ter que esperar pela próxima consulta;
  • Evitar a propagação de vírus.

Como o atendimento médico online dispensa a necessidade de o paciente ter que sair de casa para ter acesso a uma consulta, pode-se ver que a telemedicina possibilitou o acesso a acompanhamento de saúde sem que isso represente um fator de risco para a infecção e disseminação do novo coronavírus.

Além disso, os próprios pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 podem permanecer em isolamento e realizar as consultas médicas sem colocar outras pessoas em risco.

Veja ainda: Conheça a alternativa ideal ao plano de saúde online

As novas regras para o atendimento médico online

A Resolução 2.227/2018 trouxe definições em relação ao funcionamento da telemedicina como forma de prestar atendimento médico online, mediado via internet. O documento especifica como deve ser conduzida a consulta e quais são os requisitos de acordo com cada especialidade.

Além disso, no texto fica determinado:

  • A equipe médica mínima que deve estar disponível;
  • A necessidade de utilização de um sistema para armazenamento de dados e compartilhamento de informações sobre a situação do paciente;
  • A necessidade de estrutura para que a telemedicina ocorra de forma segura e eficiente;
  • A obrigatoriedade de autorização por parte do paciente para a transmissão de imagens;
  • O respeito aos itens que obrigatoriamente devem estar registrados no prontuário após o atendimento médico online.

Conheça o Clude e tenha atendimento médico online

O Clude é a alternativa ao plano de saúde que possibilita atendimento médico online para quem busca acompanhamento completo por um preço mais acessível. No Clude é possível fechar programas completos de saúde individual, familiar ou para empresas.

O aplicativo permite orientação médica 24h, assim como consultas agendadas com psicólogos e assistentes sociais, todos os dias da semana. Além do atendimento médico online, é possível marcar consulta presencial com clínico geral, médicos especialistas, psicólogos e nutricionistas.

Nossas soluções incluem descontos em farmácias (medicamentos), exames, cirurgias e, em alguns casos, lojas e restaurantes (via programa Clude Shop).

O Clude é uma alternativa ao plano de saúde que cuida dos seus pacientes integralmente. Navegue pelo site e veja como ter acesso a todas as nossas vantagens para ter um atendimento médico online de qualidade.