Tamanha é a importância do cuidado da saúde com foco na prevenção que, aqui no blog, já falamos sobre os principais exames solicitados durante o check-up médico. Visando complementar esse artigo, elaboramos este texto com mais informações sobre os exames de rotina, a sua importância e quando realizá-los. 

Nesse sentido, se você ainda não não realiza periodicamente o check-up médico, continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Quando realizar o check-up médico?

A periodicidade do check-up médico depende de diversos fatores, tais como faixa etária, histórico familiar e a constatação de alguma alteração em exames anteriores. O indivíduo pode ser jovem, por exemplo, e não ter nenhum familiar próximo com uma doença crônica, mas apresentar a concentração de plaquetas, hemácias e leucócitos quase no limite do que é considerado saudável. Sendo assim, é necessário realizar pelo menos o hemograma todo o ano para se certificar de que o paciente não desenvolverá anemia. 

Desse modo, o recomendado é que pessoas jovens, e com um bom histórico familiar, realizem o check-up médico a cada dois anos. Já pessoas idosas, com alguma doença que necessite de monitoramento ou que possuam algum familiar com doença crônica grave, devem realizar exames de rotina todo o ano. No caso dos dois últimos, como o monitoramento deve ocorrer apenas em relação a determinados tipos de exames, pode-se realizá-los anualmente, e os demais podem ser feitos a cada dois anos.

De qualquer modo, essa é uma recomendação geral, tendo em vista que apenas o médico que o acompanha pode elaborar o cronograma de exames específico para o seu caso. 

Quais são os primeiros passos para a realização do check-up médico?

Inicialmente, quem orienta o check-up médico é o clínico geral. Nesse sentido, para iniciar o cronograma de exames de rotina, é necessário procurar um profissional dessa área. Durante a consulta, o médico pergunta sobre o histórico familiar – ou seja, se há algum parente próximo que apresente alguma doença crônica grave – e se outros familiares de gerações anteriores já apresentaram a mesma condição.

Além disso, ele verifica se você possui alguma reclamação atual sobre a sua saúde e, após realizar um exame geral, orienta sobre como deve ser seguido o seu cronograma de exames de rotina, que serão solicitados logo a seguir.

Durante o retorno, o médico avalia o resultado dos exames solicitados e, caso seja identificada alguma alteração, encaminha você para um especialista, que pode reformular o seu cronograma de exames específicos. 

A importância da prevenção de doenças

Realizar o check-up médico é de suma importância, tendo em vista que, quanto mais cedo o paciente descobrir uma doença, mais chances ele tem de se recuperar sem sequelas. Além disso, ao tratar uma doença logo no estágio inicial, investe-se menos recursos, e o tratamento é muito mais rápido e menos invasivo.

Vale destacar também que, ao cuidar da saúde com foco na prevenção, garante-se a longevidade e uma velhice mais tranquila e feliz. Desse modo, caso você ainda não realize seus exames de rotina com certa regularidade, procure um médico e comece a monitorar a sua saúde. 

Onde encontrar consultas por um preço acessível?

Por mais que saibamos a importância do cuidado com a saúde, nem sempre dispomos de recursos financeiros suficientes para realizar consultas e exames dentro da regularidade exigida. Contudo, o Clude é uma alternativa para quem não tem plano de saúde e preza, sobretudo, pela abordagem preventiva.

Sendo assim, o nosso programa realiza a intermediação entre você e um médico 24 horas por dia, sete dias por semana, para que você possa consultá-lo diante de qualquer dúvida ou desconforto. Caso necessite se consultar com um especialista presencialmente também, é possível encontrar um médico barato no Clude, já que a plataforma está vinculada a diversos profissionais, oferecendo consultas por um preço acessível e exames com até 80% de desconto por meio dos laboratórios credenciados.