O avanço da tecnologia beneficiou diversas áreas do conhecimento, mas nenhuma delas foi tão favorecida como a medicina. Atualmente, exames relativamente simples e pouco invasivos são capazes de auxiliar em diversos diagnósticos e tornar o tratamento de pacientes muito mais eficiente. 

Com a cardiologia, não poderia ser diferente. Um dos exames mais utilizados por médicos, hoje, é o ecocardiograma: um exame extremamente importante para investigação e tratamento de doenças cardíacas em vários estágios da vida. 

Durante a leitura deste artigo, você aprenderá mais sobre a importância desse procedimento, além de receber dicas de onde realizá-lo a preços populares. 

O que é um ecocardiograma? 

O ecocardiograma é um exame destinado a avaliar um dos órgãos mais importantes de nosso corpo: o coração. Durante todo o procedimento, o médico poderá observar as estruturas do miocárdio, como tamanho, espessura das estruturas e anatomia geral, além de analisar questões relacionadas ao seu funcionamento. 

Esse exame também é conhecido como “ultrassom do coração”, uma vez que utiliza vibrações sonoras para captação das imagens. Não é um exame invasivo, ou seja, ele não emite nenhum tipo de radiação e, por isso, é indicado no acompanhamento cardíaco de grávidas, crianças e idosos. 

Leia mais sobre o assunto: Entenda para que serve o exame de ultrassom

Como esse exame é realizado? 

O ecocardiograma é realizado com aparelhos de ultrassom, que emitem vibrações inaudíveis ao ouvido humano e formam imagens de alta complexidade, tanto em duas dimensões quanto em três dimensões, dependendo do tipo do exame. 

O paciente passa pelo procedimento deitado e, com a ajuda de um transdutor e um gel antialérgico, à base de água, é possível observar os órgãos internos e avaliar suas performances. Todo o processo dura entre 15 e 20 minutos, sem exigir nenhum tipo de preparação prévia, nem cuidados posteriores. A exceção é o ecocardiograma transesofágico, que requer um jejum de, pelo menos, seis horas.

Em quais casos ele é importante? 

O ecocardiograma é um exame útil para diagnóstico de diversos tipos de quadros de saúde. Entenda melhor alguns dos principais tipos e aplicações abaixo.

Ecocardiograma transesofágico

  • Acompanhar o funcionamento das válvulas cardíacas, principalmente em casos de transplante;
  • Diagnosticar e acompanhar tumores;
  • Diagnosticar doenças do coração diversas;
  • Guiar procedimentos cirúrgicos na área. 

Ecocardiograma com Doppler

  • Analisar a velocidade do fluxo de sangue;
  • Encontrar variações na pressão sanguínea.

Ecocardiograma transtorácico (ETT)

  • Realizar o acompanhamento de doenças cardíacas congênitas;
  • Acompanhar a recuperação do paciente após um infarto; 
  • Diagnosticar insuficiência cardíaca;
  • Acompanhamento pré-natal.

Onde realizar um ecocardiograma a preço popular?

Esse tipo de exame é, normalmente, realizado em consultórios, clínicas e hospitais, tanto por técnicos treinados quanto por médicos cardiologistas e endoscopistas. A sua importância para a manutenção da saúde cardíaca é máxima e, por isso, esse exame não pode ser negligenciado. 

Apesar disso, a realização de exames regulares pode ser a origem de grande estresse financeiro para aqueles que não contam com acesso a planos de saúde. As filas de espera do SUS também não são nada animadoras. Mas existe uma alternativa: o Clude. 

Assinantes da plataforma de prevenção têm acesso a exames com preços reduzidos e podem encontrar ecocardiograma a preço popular, além de uma série de outras especialidades. Cuide da saúde do seu coração conosco.