Todo médico com um registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) está apto a atender pacientes dentro da capacidade de um profissional generalista, proporcionando um olhar mais globalizante quanto à saúde geral de cada paciente. 

A medicina, atualmente, possui uma abundância de especialidades que podem ser um tanto confusas para aqueles que, diferentemente dos clínicos gerais, não estão habituados a todas as áreas específicas da prática médica.

Por isso, a atuação desses profissionais é muito importante para que o paciente seja encaminhado à especialidade correta, garantindo um bom diagnóstico e maiores chances de sucesso em qualquer tratamento. Entenda melhor todas as maneiras pelas quais um clínico geral pode te ajudar neste artigo. 

Generalista ou especialista: qual a diferença?

Um médico generalista, também conhecido como clínico geral, é um profissional que pode acompanhar o quadro geral de saúde de um paciente, principalmente nos casos em que um diagnóstico não foi completamente estabelecido.

Especialistas, por outro lado, são os profissionais que realizaram a residência médica em alguma das 55 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Médicos especialistas são capazes de tratar de quadros de saúde mais específicos e complexos, como os presentes na neurologia, cardiologia e oftalmologia, por exemplo. 

O trabalho de um médico generalista é importante para que o paciente seja encaminhado para a área de tratamento mais adequada, aumentando suas chances de recuperação em grande medida. 

Quando é necessário procurar um clínico geral?

Alguns quadros de saúde manifestam sintomas abrangentes e, por muitas vezes, confusos. Nesses casos, a visão abrangente de um clínico geral pode ser a chave para encontrar indícios que apontem para o tratamento mais adequado. A seguir, entenda melhor quais as principais situações nas quais a atuação de um médico como o clínico geral pode ajudar.

Quando você quer realizar um check-up

Realizar um exame geral é uma das melhores maneiras de cuidar da saúde, afinal, nem sempre um sintoma precisa ser a motivação por trás de uma visita ao médico, não é mesmo?  Os check-ups são muito úteis para prevenir quadros de saúde e evitar possíveis complicações. Sendo assim, clínicos gerais são mais do que capacitados para indicar exames de rotina e ajudar a entender seus resultados.

Quando não há um diagnóstico pré-estabelecido

Alguns quadros de saúde podem ser mais difíceis de se diagnosticar do que outros. Por isso, clínicos gerais são os profissionais indicados para tal tarefa, uma vez que possuem conhecimento detalhado sobre todos os sistemas do corpo humano. 

Clínicos, portanto, saberão quais áreas da medicina podem ser úteis durante o tratamento, encaminhando pacientes para os especialistas adequados. 

Dores no peito

Nem todas as dores no peito precisam do tratamento de um cardiologista, uma vez que podem ser sintomas de quadros psicológicos, por exemplo, ou de outra natureza. Portanto, a abordagem holista de um clínico geral pode ser útil para que o diagnóstico seja apropriado. 

Tenha a ajuda de um clínico geral sempre que precisar

A sua saúde e a saúde da sua família são um assunto muito sério. Por isso, uma assistência médica contínua e de qualidade não deveria estar disponível apenas àqueles com acesso a planos de saúde. Qualidade de vida não é um luxo, é uma necessidade. 

Com o Clude, mudar essa realidade é possível. Em nossa plataforma, você tem acesso a  consultas com as mais variadas especialidades de médicos, incluindo clínico geral a preço popular

Sendo um assinante Clude, você e toda sua família têm direito a teleconsultas por chamada de vídeo ou presenciais, além de orientação médica 24h por dia, por meio do aplicativo. Além disso, você terá acesso a descontos em clínicas, laboratórios e estabelecimentos comerciais, como mercados e farmácias de todo o Brasil.