A mamografia é um exame realizado para verificar o estado das mamas. Muitas mulheres a realizam porque, além de ser um excelente método diagnóstico, também serve para detectar precocemente o câncer de mama. O exame é feito em clínicas especializadas e funciona como uma radiografia, com a diferença de ser voltado exclusivamente às mamas.

O momento ideal para fazer uma mamografia ainda é uma questão bastante discutida, de modo que alguns órgãos e entidades de saúde divergem sobre o assunto. Por isso, o ideal é fazê-la sempre que o médico prescrever ou que você sentir algum incômodo, independentemente do momento. Além disso, é essencial que a mamografia seja feita quando a mulher atinge uma certa idade determinada pelo médico. 

Neste artigo, separamos as principais situações em que o exame de mamografia deve ser realizado. Acompanhe!

Quando fazer o exame de mamografia

No Brasil, o câncer de mama é muito comum e afeta uma grande quantidade de mulheres. Infelizmente, a acessibilidade a mamografias ainda é uma questão difícil, fazendo com que as pessoas recorram a outras alternativas quando não tem, ou não podem ter, um plano de saúde. No entanto, com a plataforma Clude, você tem acesso a consultas médicas online, realiza exames e compra medicamentos com excelentes descontos!

A seguir, veja as principais situações para se fazer uma mamografia:

Idade

O Ministério da Saúde é a representação do poder público no setor da saúde. Com base no que ele indica, as mulheres acima de 50 anos devem fazer o exame com uma frequência mínima de 2 anos entre uma mamografia e outra. Outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), pedem que as mulheres acima de 40 anos o façam uma vez por ano.

Histórico familiar

O histórico de câncer de mama na família é outro fator que motiva a realização periódica do exame. Muitos médicos pedem que a mamografia seja feita com mais frequência em mulheres que possuem alguma tendência genética de vir a ter câncer de mama. Esse fato é muito importante e deve ser avisado ao profissional quando as consultas médicas forem realizadas.

Necessidade de avaliação

Não raramente, as mulheres têm algum desconforto nas mamas ou acabam sentindo que existe um caroço na região. Nesses casos, o mais recomendável é que se faça uma mamografia, ainda que o exame de toque tenha sido claro.

Isso permite que se tenha uma melhor noção a respeito do que está causando o desconforto ou o “caroço” nas mamas, pois mesmo que não seja câncer, pode ser algum tipo de patologia que deve ser tratada com atenção.

Prevenção

A prevenção é um dos principais motivos pelos quais as mulheres realizam a mamografia. Não tem muito o que fazer para impedir que o câncer de mama se desenvolva e apareça no corpo, porém é possível detectá-lo precocemente. Isso faz com que o tratamento comece cedo e as chances de cura aumentem drasticamente.

Saiba mais: Mamografia mais barata: saiba onde é possível realizar o exame

Conheça a plataforma Clude e faça sua mamografia com segurança e agilidade

O Clude é uma plataforma digital voltada para facilitar a vida de pacientes de todo o País. A empresa conta com diversos programas que permitem a realização de consultas médicas – inclusive online – e facilita a realização de exames por um preço mais baixo, sendo possível fazer uma mamografia barata a partir de R$ 77. Além disso, fornece descontos em medicamentos e dois tipos de assinatura: a individual, que é somente para uma pessoa, e a familiar, que possibilita a inclusão de outros membros da família.