Consultar-se com um psicólogo pode ser muito importante para a saúde mental de uma pessoa. Todos os dias, enfrentamos problemas difíceis de solucionar e não temos necessariamente alguém para nos ouvir, compreender e ajudar. Para essas finalidades, não há nada melhor do que um profissional com o conhecimento necessário para efetivamente fazer a diferença em nossas vidas. 

Assim que decidimos procurar a ajuda de um psicólogo, podemos ter dúvidas importantes, como o período de duração da terapia, os seus benefícios e o tempo de cada sessão. Então, para sanar todas essas questões, preparamos este artigo. Acompanhe!

Veja ainda: O que você precisa saber sobre a primeira consulta com psicólogo

Sessão de terapia

A sessão de terapia é o momento em que o profissional da área da psicologia recebe o paciente em seu consultório e passa a fazer parte de sua vida. O atendimento psicológico serve para que os problemas do dia a dia sejam resolvidos com mais facilidade, ajudando o paciente a obter um conhecimento muito maior sobre si mesmo.

A abordagem do psicólogo depende da sua linha de atuação, que atualmente se divide em terapia cognitiva e psicanálise, podendo, alternativamente ou em complemento, haver outras linhas de atendimento. Assim, o paciente passa a ouvir questionamentos, teorias e hipóteses do profissional e consegue melhorar a sua saúde mental ao longo das sessões.

Tempo médio de cada sessão

Em cada encontro, o tempo médio de atendimento é de 50 minutos a 1 hora, sendo suficiente para que o paciente consiga se abrir de maneira ampla e para que o psicólogo possa analisar a situação e adequar o tratamento de acordo com o caso. 

Mesmo que cada sessão dure esse período, algumas vezes, é necessário que o paciente faça mais de um encontro por semana, de modo que o período semanal pode chegar a até 3 horas, dependendo do caso e da recomendação do psicólogo.

Quanto tempo dura a terapia?

Não existe um tempo específico para a terapia; ele varia muito por conta de uma série de questões. É possível que uma pessoa apresente melhora considerável em algumas semanas de terapia e outras precisem fazê-la por muitos anos, ou pelo resto da vida. No entanto, isso não é um problema! Quando as consultas fazem bem para o psicológico do paciente, não há motivo para travar o tratamento.

Benefícios do acompanhamento psicológico

Há diversos benefícios para os pacientes que optam por um acompanhamento psicológico de qualidade. O principal deles é a busca pela saúde mental, tão precária nos dias de hoje. Outra vantagem é o auxílio recebido em mudanças comportamentais que são almejadas, mas nem sempre alcançadas, pelos pacientes, caso tivessem que fazer isso sozinhos.

Além desses aspectos, há um grande benefício para quem opta pelo acompanhamento psicológico: a praticidade. Atualmente, é possível fazer consultas de forma presencial ou a distância, pela teleconsulta, que ganhou força durante a pandemia do novo coronavírus.

Saiba mais: Conheça os principais benefícios do atendimento psicológico por teleconsulta

Veja quais são as vantagens de assinar o Clude

O Clude é um dos principais meios para a realização de consultas online, inclusive com um psicólogo barato, para quem não tem ou não deseja pagar por um plano de saúde. Nós oferecemos uma série de vantagens, como descontos em medicamentos e exames e a possibilidade de fazer consultas com médicos das mais diversas especialidades de forma presencial ou online.