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Como proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável?

Trabalhar 8 ou até mais horas por dia não é uma tarefa fácil: levantar cedo, organizar suas tarefas domésticas, sair de casa, enfrentar o trânsito e ir trabalhar. Depois, chegar para fazer suas atividades e sentir que está em um ambiente tóxico, sem nenhum reconhecimento ou perspectiva de crescimento profissional e pessoal. E então, voltar para a casa com um acúmulo de cansaço muito maior

E o que teria de fácil nisso tudo?

As altas demandas, a falta de reconhecimento profissional e a baixa remuneração são fatores que prejudicam o rendimento e fazem com que empresas percam bons colaboradores justamente por não saberem como lidar com as crises e as insatisfações. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente de trabalho saudável é aquele onde, tanto os trabalhadores como os gestores, colaboram entre si para promover de forma assertiva a saúde, o bem-estar, a segurança e a sustentabilidade local, que é a manutenção de hábitos que promovem melhor qualidade de vida como conforto, infraestrutura adequada, suporte emocional, diversidade e inclusão.  

Proporcionar um ambiente de trabalho saudável é uma necessidade para os colaboradores e uma responsabilidade para a empresa. Através disso, as organizações também ganham, seja no aumento da produtividade como também em ter pessoas construindo um só objetivo, mais motivadas e respeitadas. 

Por que os colaboradores saem?

A Society for Human Resource Management estima que o turnover (rotatividade de pessoal) pode chegar a cerca de 50% nos primeiros 18 meses de trabalho. As maiores causas do desligamento são a falta de um ambiente de trabalho que ofereça saúde e pertencimento. A demissão voluntária também gera um espanto e de acordo com uma análise da Gallup Poll, um dos principais motivos é o desengajamento

Os colaboradores saem de empresas por diversas questões e isso envolve a gestão de pessoas, a sua valorização, as suas expectativas profissionais e também pela qualidade do ambiente de trabalho. É impossível exigir que alguém se sinta motivado em um lugar desconfortável e insalubre. 

Como criar um ambiente mais saudável?

Coloque em uma balança: você chega em um lugar e percebe um clima diferente, onde todos permanecem quietos, com medo e retraídos. Na outra ponta, você vai a um ambiente com uma energia positiva, um clima mais leve e agradável, onde todos se comunicam e conseguem expor suas ideias. Onde você acha que seria o local mais saudável para se trabalhar? 

Não há uma receita de “como criar um ambiente de trabalho saudável em 5 dias”. Essa ideologia precisa ser algo desenvolvido por todos que estão lá através do clima e cultura organizacional. É necessário solucionar os problemas e também expor o que está deixando o lugar bem menos produtivo do que ele deveria ser. 

Fazer com que os seus colaboradores se sintam realizados, felizes e em um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o bem-estar deles e da sua empresa. De acordo com o estudo Happiness and Productivity da Universidade de Warwick, colaboradores confiantes são 12% mais produtivos e motivados a trazer resultados. 

Há diversos benefícios quando o ambiente de trabalho é um local saudável e produtivo. É necessário considerar algumas pautas importantes para que os colaboradores também tenham o sentimento de pertencimento, além de saberem que ali terão um reconhecimento por todo seu esforço. 

  • A comunicação é primordial

De acordo com uma pesquisa da FIA Employee Experiente (FEEx), 20% dos brasileiros afirmam que não recebem avaliações periódicas da liderança sobre o seu desempenho. Por isso, um ambiente de trabalho saudável é também aberto ao diálogo e aos feedbacks, a fim de melhorar a produtividade e o clima organizacional. Falar com o colaborador apenas devido a uma falha ou para amenizar um conflito interno não é uma boa saída. 

É necessário analisar as situações, dando espaço para conversas sobre os problemas e as possibilidades para que tudo melhore. A comunicação entre a empresa e os colaboradores precisa ser assertiva e sem ruídos, mostrando que todos também estão abertos a receber feedbacks e que cada um terá sua palavra respeitada. 

A liderança é a peça-chave e deve estabelecer uma comunicação genuína através da conexão, seja realizando reuniões com o seu time ou dando um feedback individual para cada um. O RH também poderá auxiliar aplicando pesquisas de satisfação para avaliar o clima organizacional. 

Ouvir seus colaboradores é a melhor maneira de saber como a empresa está fluindo aos olhos de quem está presente nas operações!

  • Fique atento à gestão

É comum que as empresas tenham gestores talentosos em atividades técnicas, mas que pecam na hora de gerenciar e lidar com o seu time. Oito em cada dez profissionais pedem demissão por conta do chefe, segundo um levantamento da consultoria Michael Page.

Os líderes precisam ser inspiradores, resilientes e empáticos, pois eles são um dos principais elos na organização da empresa e de quem executa o trabalho. Também, são responsáveis por ajudar a alcançar a produtividade, o sucesso e o reconhecimento de cada colaborador. Sendo assim, o ambiente de trabalho é saudável quando possui pessoas saudáveis, ou seja, não adianta ter um cargo elevado apenas pelas competências técnicas, e sim, pela sua habilidade em lidar com as pessoas.

  • Ofereça bons benefícios

Todos querem ser reconhecidos de alguma forma e o ambiente de trabalho também funciona assim. Porém, esse reconhecimento não é apenas financeiro. 

Oferecer ajuda em uma tarefa, parabenizar por uma conquista e ter uma boa relação também são benefícios, mas grande parte das empresas não enxerga dessa forma. A recompensa e o incentivo podem ser algo que o seu colaborador espera de você, como um dia de folga no aniversário ou uma flexibilidade de horário para cuidar de um filho doente, por exemplo. Isso vai muito além do aspecto financeiro!

Muitas empresas acreditam que precisam de um alto investimento para proporcionar bons benefícios aos colaboradores e não é bem assim. Oferecer um serviço de saúde que proporcione bem-estar, qualidade de vida e que seja acessível ou criar uma tarde diferente na empresa, utilizando recursos de endomarketing não sai caro. 

Criar um ambiente de trabalho saudável é fundamental. Na empresa, estamos lidando com pessoas que possuem suas peculiaridades, necessidades e também ambições. O colaborador tem suas razões para permanecer na empresa, assim como você tem que mantê-la saudável para todos. 

Promova um ambiente de confiança, de transparência, de inclusão e de respeito. Valorizar seu colaborador com certeza irá ajudar na criação de um ambiente de trabalho saudável, pois pessoas felizes e motivadas, se sentem aceitas e pertencentes a onde quer que elas estejam. 

 

* Atenção: As informações existentes no Blog do Clude pretendem apenas apoiar e informar.

Juliana Cardoso

Juliana Cardoso

Juliana Cardoso é publicitária, designer e ilustradora nas horas livres. Amante do mundo geek, adora criar e pesquisar sobre os mais diversos assuntos da atualidade. Também não perde um bom reality show, uma boa partida de videogame e memes.
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