saude-menta-do-trabalhador
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Como a saúde mental influencia na produtividade no trabalho?

Cuidar da saúde mental não significa somente tratar transtornos psicológicos. Significa também atuar com a prevenção de sintomas psicológicos e promoção da qualidade de vida. 

Atualmente tem-se que o ambiente de trabalho é fator importante de gerador de estresse emocional, podendo ocasionar prejuízos significativos na qualidade de vida. O desejo de fazer melhor, de dar conta de todas as demandas, junto a sentimentos de frustração e desvalorização, dificuldade nas relações interpessoais, são questões que afetam a saúde mental do trabalhador, assim como sua produtividade.   

A produtividade no trabalho é o quanto se consegue produzir. Não está diretamente relacionada com a qualidade do trabalho exercido, mas por vezes é almejado pelo trabalhador entregar o máximo que puder com a melhor qualidade possível. Desejar isso não é um problema. 

O problema está no quanto se tem trabalhado para atingir uma produtividade ideal, como esse desejo de ser produtivo tem afetado suas relações no trabalho e em sua vida pessoal, e como tem sido o reconhecimento deste esforço por parte da equipe de trabalho. 

A sobrecarga de demandas laborais devido a necessidade de mostrar que se consegue fazer tudo, ou até mesmo por repasse de superiores, afeta negativamente a saúde mental. É necessário estabelecer metas reais, avaliar o que é possível ser feito no tempo e nas condições de trabalho que se tem. 

A autonomia, liberdade para pensar e propor ideias, assim como a identificação com o trabalho são fatores que aumentam a satisfação no ambiente laboral, assim como podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo. 

Por outro lado, a frustração, o desgaste emocional, estresse e a desvalorização, são fatores que indicam um nível de sofrimento relacionado ao trabalho, fatores que podem afetar negativamente a qualidade de vida. 

Cuide de você. Cuide dos profissionais da sua empresa. 

Paula Teixeira
CRP 06/148720

Paula Teixeira

Paula Teixeira

Paula Teixeira é psicóloga e faz parte da equipe de saúde do Clude. É especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar (HC-FMUSP) e mestre em Psicologia Experimental (USP). Apaixonada pela área da saúde, possui experiência na atenção primária e terciária, com foco em saúde mental e comportamento humano.
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.