Alguns hábitos devem ser adotados ao longo de toda a vida em prol da saúde da mulher. Hoje, vamos mostrar dicas valiosas e os cuidados que precisam ser tomados, incluindo a realização de exames e o acompanhamento profissional.

Confira nossas dicas e veja como realizar consultas a um valor acessível.

Saúde da mulher: dicas para uma rotina saudável

1. Cuidar da alimentação

A alimentação é um dos alicerces para a saúde da mulher, sendo os bons hábitos uma recomendação para mulheres de todas as idades.

O cuidado com os alimentos faz toda a diferença para o controle do peso e dos níveis de colesterol, além de auxiliar na prevenção e no tratamento de algumas doenças e trazer mais qualidade de vida.

2. Cuidar da saúde mental

A saúde mental demanda tanto cuidado quanto a saúde física, sendo essencial à qualidade de vida e intrínseca à forma como as pessoas lidam com situações rotineiras e problemas de fundo emocional.

Ao ter acompanhamento especializado com psicólogo, é possível tratar diversas questões que afetam a saúde da mulher, como: insônia, ansiedade, estresse, depressão, etc.

3. Praticar atividades físicas

O bem-estar físico também influencia diretamente na saúde da mulher. A prática de atividades físicas deve ser levada a sério.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que todos devem praticar 30 minutos de exercícios físicos por dia, pelo menos 5 vezes por semana. Além de ajudar no controle do peso, o hábito também previne doenças e o sedentarismo.

4. Ter acompanhamento médico

O acompanhamento médico é fundamental à saúde da mulher, tanto para o diagnóstico precoce de doenças quanto para prover orientações que auxiliem na adoção de hábitos mais saudáveis.

É importante também conversar com médicos especialistas em saúde feminina, como ginecologistas, para tirar todas as dúvidas e realizar procedimentos-padrão.

Exames que toda mulher deve fazer

A realização de exames de rotina leva em consideração a coleta de sangue, urina e fezes, assim como procedimentos de ultrassom, mamografia e o Papanicolau.

Doenças que precisam de atenção

Especificamente com relação à saúde da mulher, é preciso ficar atento às doenças que mais acometem o público feminino. São elas:

  • câncer de colo do útero: tumor que pode afetar o órgão;
  • cistite: infecção na bexiga causada por bactérias;
  • corrimentos atípicos: fluidos vaginais que podem sofrer alteração devido à presença de fungos e bactérias;
  • endometriose: distúrbio uterino que causa dor e sangramentos;
  • HPV: infecção viral que pode causar verrugas;
  • mioma uterino: tumor benigno que tende a aparecer durante a idade fértil;
  • osteoporose: condição que tende a ocorrer após a menopausa;
  • ovário policístico: distúrbio hormonal que pode causar pequenos cistos na parte externa dos ovários, dificultando a gravidez.

Para se prevenir dessas e tantas outras patologias, é importante ter o acompanhamento de um ginecologista, e muitas vezes pode ser difícil encontrar ginecologista com preço acessível. Nesse caso, a mulher pode contar com ajuda do Clude.

Como o Clude pode ajudar na saúde da mulher

O Clude é um programa completo que ajuda na saúde da mulher ao oferecer a possibilidade de consulta e acompanhamento com ginecologista com preço acessível.

O acompanhamento médico e a realização de exames periódicos são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças. Quem visa ter mais qualidade de vida pode contar com o Clude, que viabiliza o acesso a consulta online (por vídeo) com especialista, exames médicos, assim como a possibilidade de tirar dúvidas e receber orientações pelo chat ou via telefone.

Além de atendimento médico, o Clude também fornece sessão com psicólogo, para o devido tratamento da saúde mental, e com nutricionista, para orientações e cardápios específicos de acordo com cada caso.

Faça o cadastro pelo site e veja como o Clude pode ajudar na saúde da mulher.