hipertensao-e-psicoterapia
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A psicoterapia e o tratamento da hipertensão arterial

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, está associada a 45% das mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, de acordo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Ela é uma doença crônica não transmissível causada quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte, ficando acima de 140 por 90 mmHg.

Segundo o Ministério da Saúde, um dos principais fatores de risco é a hereditariedade, que acontece em 90% dos casos, mas outros fatores podem influenciar para o surgimento da hipertensão, como o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo exacerbado de sal, diabetes, níveis altos de colesterol e sedentarismo.

Assim como no caso de outras doenças crônicas como o diabetes, o diagnóstico de hipertensão é um momento delicado para o paciente, e pode tornar o indivíduo vulnerável às mudanças psicológicas, emocionais e comportamentais. Junto a isso, o estresse e a ansiedade são fatores que contribuem para o desenvolvimento e a manutenção da doença. 

É necessário criar uma rede de apoio e orientação, onde a melhor forma de prevenir sentimentos que podem potencializar o risco de desenvolver complicações na saúde, como o estresse, é ter uma boa qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida consiste na “percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

E como cuidar da sua qualidade de vida? Cuidando também da sua saúde mental

A psicoterapia é um processo que visa melhorar a relação do indivíduo consigo mesmo e suas relações com o mundo. Auxilia no enfrentamento da doença, na mudança de hábitos, na construção de uma rotina que vise o bem-estar e na  reorganização de horários. Também promove o acolhimento emocional relacionado a todas as dificuldades encontradas no tratamento, estabelecendo relações saudáveis e amenizando o sofrimento envolvido.  

Não hesite em procurar ajuda. Cuide de sua saúde mental! 

Paula Teixeira

Paula Teixeira

Paula Teixeira é psicóloga e faz parte da equipe de saúde do Clude. É especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar (HC-FMUSP) e mestre em Psicologia Experimental (USP). Apaixonada pela área da saúde, possui experiência na atenção primária e terciária, com foco em saúde mental e comportamento humano.
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.