logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

|

A psicoterapia e o tratamento da hipertensão arterial

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, está associada a 45% das mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, de acordo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Ela é uma doença crônica não transmissível causada quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte, ficando acima de 140 por 90 mmHg.

Segundo o Ministério da Saúde, um dos principais fatores de risco é a hereditariedade, que acontece em 90% dos casos, mas outros fatores podem influenciar para o surgimento da hipertensão, como o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo exacerbado de sal, diabetes, níveis altos de colesterol e sedentarismo.

Assim como no caso de outras doenças crônicas como o diabetes, o diagnóstico de hipertensão é um momento delicado para o paciente, e pode tornar o indivíduo vulnerável às mudanças psicológicas, emocionais e comportamentais. Junto a isso, o estresse e a ansiedade são fatores que contribuem para o desenvolvimento e a manutenção da doença. 

É necessário criar uma rede de apoio e orientação, onde a melhor forma de prevenir sentimentos que podem potencializar o risco de desenvolver complicações na saúde, como o estresse, é ter uma boa qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida consiste na “percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

E como cuidar da sua qualidade de vida? Cuidando também da sua saúde mental

A psicoterapia é um processo que visa melhorar a relação do indivíduo consigo mesmo e suas relações com o mundo. Auxilia no enfrentamento da doença, na mudança de hábitos, na construção de uma rotina que vise o bem-estar e na  reorganização de horários. Também promove o acolhimento emocional relacionado a todas as dificuldades encontradas no tratamento, estabelecendo relações saudáveis e amenizando o sofrimento envolvido.  

Não hesite em procurar ajuda. Cuide de sua saúde mental! 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.