experiencia-cientifica-em-psicologia
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Relato de uma experiência científica em Psicologia

A Associação Internacional de Análise do Comportamento (ABAI), desde 1974 tem sido a principal associação a promover a análise do comportamento em diversos aspectos, como ciência, filosofia, aplicação e ensino. E, em maio de 2022 tive a oportunidade de apresentar meu trabalho de mestrado no Congresso realizado em Boston (MA).

O meu mestrado em Psicologia Experimental, feito no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, teve como objetivo estudar sobre comportamento verbal e dor, mais especificamente, como variáveis verbais podem influenciar a tolerância à dor. Sempre me identifiquei com a área da saúde e no mestrado não poderia ser diferente. Mesclando teoria e prática da análise do comportamento com a psicologia da saúde visando contribuir com a ciência e com a melhoria de qualidade de vida.

Análise do Comportamento e Psicologia da Saúde

A análise do comportamento é uma abordagem da psicologia, uma forma de compreender o ser humano, com suas teorias e técnicas específicas. Atualmente, é uma das abordagens com mais evidência científica para diversos tratamentos psicológicos. Já a psicologia da saúde é uma área de atuação que tem o objetivo de promover e manter a saúde, prevenir e tratar doenças, assim como identificar problemas relacionados à saúde e doença, analisar o sistema de atenção à saúde, formular políticas de saúde e desenvolver pesquisas. Ter sido capaz de promover uma junção dessas duas teorias e práticas no meu trabalho de mestrado foi por si só uma grande realização.

Minha experiência

Ter tido a oportunidade de conversar com pessoas do mundo todo, sobre ciência, psicologia e sobre o meu trabalho foi uma outra grande realização. Sempre fui dedicada aos estudos, participei de iniciação científica durante toda minha graduação, participei e auxiliei na organização de diversos congressos. Gosto de aproveitar as oportunidades que tenho de transformar um conhecimento obtido em uma produção minha. Essa apresentação internacional é resultado disso.

Cada vez mais o mercado de trabalho preza por profissionais qualificados. E está cada vez mais difícil se destacar. Eu particularmente acredito que o segredo esteja em aproveitar as oportunidades que surgem. Tirar o máximo de aprendizado de uma aula, de uma conversa, de um livro. E colocar em prática. Pensar, refletir e principalmente, questionar. Questionar é a principal forma de fazer uma análise crítica. E ciência é isso.

Análise do comportamento

Aqui no Clude, assim como eu, toda a equipe multidisciplinar de saúde tem a ciência como principal norteadora das ações propostas e intervenções realizadas.

 

Paula Teixeira

Paula Teixeira

Paula Teixeira é psicóloga e faz parte da equipe de saúde do Clude. É especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar (HC-FMUSP) e mestre em Psicologia Experimental (USP). Apaixonada pela área da saúde, possui experiência na atenção primária e terciária, com foco em saúde mental e comportamento humano.
Clude ©  2022. Todos os direitos reservados.