logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

4 motivos para se consultar com um cardiologista

O coração é uma máquina complexa, que funciona sem que você nem se dê conta. Por isso, é comum que visitas ao médico sejam postergadas até que um problema realmente incômodo seja observado.

No entanto, o auxílio de um profissional da cardiologia não deve ser abordado como um último recurso. Existem diversas razões pelas quais pacientes, mesmo aqueles sem queixas de saúde, deveriam considerar uma consulta especializada. A seguir, confira algumas delas. 

Qual o papel de um cardiologista? 

Especialista no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, o médico cardiologista é um profissional muito importante para a mudança do estilo de vida do paciente, promovendo a adoção de hábitos mais saudáveis. 

Atuação do cardiologista no tratamento de doenças

O acompanhamento de patologias diagnosticadas, como doenças arteriais, pressão alta e arritmia cardíaca, constitui grande parte da rotina de um médico cardiologista. 

Atuação do cardiologista na prevenção de doenças

A fim de evitar a progressão de doenças cardíacas, consultas periódicas com um especialista da área são cruciais. Muitas das doenças cardiovasculares são assintomáticas em seus estágios iniciais, período de maiores chances de sucesso de qualquer tratamento. 

4 razões para consultar-se com um cardiologista

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças cardíacas são a maior causa de mortes no mundo, totalizando 7,4 milhões de vidas perdidas todos os anos. 

Essa informação, por si só, já é suficiente para deixar em alerta muitos daqueles que têm negligenciado as visitas ao consultório. Além disso, existem muitos outros argumentos para que você passe a adicionar consultas com o cardiologista ao seu calendário anual. 

Entenda melhor alguns dos pontos abaixo. 

Histórico familiar de doenças cardíacas

Aqueles que contam com familiares que têm histórico de doenças cardiovasculares na família devem prestar o dobro de atenção ao funcionamento de seu próprio coração e, para isso, consultas regulares são essenciais. 

O risco aumenta significativamente dependendo do grau de parentesco: quanto mais próximo, maiores as chances de desenvolver algum quadro semelhante. 

Nesses casos, o mais recomendado é que as consultas de rotina sejam regulares para homens a partir dos 30 anos e para mulheres a partir dos 40.

Prática de atividades físicas

O início da prática de atividades físicas é sempre um esforço louvável. Aqueles pacientes que estão saindo do sedentarismo, no entanto, devem estar atentos às mudanças que tal prática proporcionará em seu sistema cardiovascular. 

Para garantir que tudo está em ordem, realizar uma consulta com um cardiologista é um passo muito necessário e importante. 

Idade acima de 55 anos

Consultas com um cardiologista precisam ser regulares a partir dos 55 anos, mesmo para aqueles que desfrutam de boa saúde, sem histórico familiar ou fatores de risco. 

O envelhecimento atua de forma considerável na musculatura do coração, engrossando as paredes das artérias e arteríolas, além de debilitar a força e elasticidade do órgão. Tudo isso contribui para que o fluxo seja prejudicado, fazendo com que check-ups anuais sejam de máxima importância. 

Fatores psicológicos

Nem todos os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são hereditários. De acordo com um estudo promovido pelo InterHeart, o risco de infarto é 60% maior em pessoas que sofrem de doenças como a ansiedade e depressão. 

Agentes como uma rotina estressante no trabalho ou um acontecimento familiar que gera preocupação podem ser de grande influência também no desenvolvimento de quadros como a hipertensão. 

Como realizar consultas com cardiologista barato sem um plano de saúde? 

Sem o acesso a um cardiologista barato, pode ser muito difícil realizar um acompanhamento consistente e efetivo. Ainda assim, existe alternativa para quem não tem plano de saúde para além do Sistema Único de Saúde. 

Com o uso da tecnologia, o Clude oferece acesso a serviços como consultas presenciais e virtuais, além de descontos em clínicas, serviços e comércios. Tenha acesso a um cardiologista a preço popular na palma de sua mão sempre que precisar. 

Acesse nosso site e saiba como proporcionar mais saúde e qualidade de vida para sua família por um preço acessível.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.