logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Caminhada: saiba quais são os benefícios

Não tem exercício mais fácil de praticar do que a caminhada, não é mesmo?

Como não exige nenhuma habilidade específica, a caminhada possui custo zero e pode ser feita em qualquer horário e dia da semana, sem restrição de idade. Para obter todos os benefícios da atividade, é importante manter uma constância em sua prática e incluir também hábitos alimentares mais saudáveis na rotina.

Segundo o fisiologista do esporte Paulo Correia da Unifesp, “para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana.” Ou seja, através da atividade há uma melhora no condicionamento físico em pouco tempo e dependendo do seu objetivo ela também contribui para o emagrecimento e para a perda de gordura abdominal, queimando cerca de 400 calorias por hora, aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês.

Além disso há outras vantagens incluindo para a saúde mental: a caminhada quando praticada em um local tranquilo e com boa paisagem é um ótimo tratamento para controlar o estresse e a ansiedade.

Separamos para você alguns benefícios que a caminhada proporciona ao nosso corpo e também para a mente! 

Diminui o inchaço

A caminhada ajuda a diminuir o inchado de áreas como pernas e tornozelos, favorecendo a circulação sanguínea e diminuindo a retenção de líquidos. No entanto, para que isso ocorra é necessário que a pessoa consuma bastante líquido durante o dia, além de ter uma alimentação saudável e praticar a atividade de forma regular, por pelo menos 30 minutos. 

Previne doenças

A caminhada ajuda na prevenção de algumas doenças, principalmente hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Isso ocorre pois vários músculos são trabalhados durante a atividade física, gerando maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea. Além disso, a caminhada também promove a integridade das veias e artérias, diminuindo a chance de haver deposição de gordura na parede dos vasos, evitando assim, a aterosclerose. Também irá melhorar a capacidade cardiorrespiratória. 

Fortalece os músculos

O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Como a caminhada é um exercício aeróbico há o envolvimento de um grupo de músculos que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.

Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos devido à sua compressão. A movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos nos ossos, chamados de piezelétricos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando-os mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Melhora a postura corporal

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular ajuda a diminuir dores e a melhora a postura corporal.

Promove o relaxamento

O relaxamento promovido pela caminhada é devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, podendo combater alterações psicológicas como ansiedade, além de conseguir promover o relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros, já que essa tensão pode estar relacionada ao estresse, por exemplo.

Melhora a memória

Acredita-se que a prática de exercícios de forma regular também promove a melhora da memória. Isso ocorre pois a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício.

Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, e essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora também a qualidade do sono durante a noite.

Auxilia na saúde mental

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina, aliviando níveis de estresse, ansiedade e também depressão. 

Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia da Unifesp, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

Cuidados importantes durante a caminhada

É importante ter alguns cuidados durante a caminhada para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa. É recomendável:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros, chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 16h, além de ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.

 

Esses cuidados são fundamentais para proteger seu corpo durante a atividade física, evitando problemas de saúde, lesões, desidratação ou insolação.

No Clude Saúde você conta com um time de especialistas prontos para te ajudar em qualquer momento! Conte com personal trainer na prática de exercícios, com nutricionistas na melhor a sua alimentação e psicólogos para te ajudar com a saúde mental.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.