logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quais são os benefícios do riso?

Acredite ou não: rir é o melhor remédio. Isso porque o riso vai muito além do que imaginamos, pois a sensação agradável da risada libera endorfina no organismo, faz bem para a pele e para o coração, proporcionando vários benefícios importantes para a saúde e bem-estar. 

Além disso, o riso é algo único. É capaz de unir pessoas, compartilhar histórias, desestressar e até mesmo queimar gorduras, contribuindo muito para o estado de felicidade. Tudo isso ocorre pois, com o bom humor, há uma resposta mais efetiva do sistema imunológico, aliviando dores e aumentando a disposição física

Saiba mais todos os benefícios da boa e velha risada! 😃

A risada faz bem para manter o bom humor

As nossas emoções e sentimentos são complexos e devemos respeitar nosso tempo, nutrindo da melhor maneira nossa saúde emocional e mental. Por isso, o riso ajuda no equilíbrio emocional e proporciona uma sensação de relaxamento, influenciando na autoestima e bom humor.

Pessoas que apresentam mais senso de humor possuem baixos níveis de estresse e de dores. Além disso, sorrir diminui a intensidade das emoções negativas que causam sentimentos de tristeza, ansiedade e mau humor. 

Ajuda no combate de doenças graves

A “risoterapia” é utilizada há séculos para ajudar pacientes com doenças graves ou que não possuem cura, proporcionando acolhimento e felicidade nessa etapa tão difícil de recuperação ou tratamentos paliativos. A maioria dos hospitais ou institutos que tratam de doenças como câncer e AIDS possuem “clubes do riso”, para alegrar as pessoas que estão no ambiente, trazendo uma sessão terapêutica de bom humor. 

Com isso, os pacientes são estimulados a rir e a se divertir e isso auxilia na imunidade e na produção de anticorpos, combatendo também às infecções e, principalmente, diminuindo o sofrimento e angústia com relação à internação. 

Sorrir causa relaxamento 

Através do riso, os músculos conseguem se manter relaxados por até 45 minutos, sendo capaz de aliviar a tensão física com a liberação de endorfina. Além disso, diminui os níveis de hormônios como cortisol e de adrenalina que são responsáveis pelo nervosismo e irritação, ajudando na prevenção de infartos ou derrames cerebrais. 

Faz bem para a pele

Sorrir também ajuda no rejuvenescimento da pele, aumentando a longevidade. Isso ocorre pois o riso movimenta a musculatura do rosto e ajuda na elasticidade da pele, e no processo de envelhecimento, ele é capaz de retardar o surgimento de rugas.

É bom para o coração

Dar boas gargalhadas ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular. Uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostrou que rir protege o coração de infarto e de outras doenças cardiovasculares. Além disso, mostrou que, quando estamos rindo, o corpo diminui a pressão sanguínea, favorecendo as funções musculares do coração. 

Xô preguiça

Ter um ataque de riso proporciona uma sessão de ginástica, pois ajuda na musculatura do abdômen e das pernas, além de queimar calorias. O sorriso também ajuda na qualidade do sono, auxilia na respiração e digestão, estimula a criatividade. 

Sorrir e manter o bom humor é fundamental para a saúde mental e física. Então, procure sempre dar boas risadas, seja assistindo a um filme de comédia, socializando com amigos e pessoas engraçadas. O importante é ter uma dose diária de riso para compartilhar essa felicidade. 😬

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.